24.5 C
Brasília
27 abr 2024 21:58


Manifestações voltados aos servidores da Saúde e ao funcionalismo do GDF são abordadas por distritais

Servidores protestaram na galeria contra o aumento do Inas-DF

Por Marco Túlio Alencar

Fila para a realização de cirurgias, aumento do plano de saúde dos servidores públicos e nomeação de enfermeiros foram temas tratados pelos deputados distritais na sessão deliberativa da Câmara Legislativa desta terça-feira (29). O debate foi acompanhado por aprovados em concursos públicos e servidores que ocupavam a galeria do plenário.

O deputado Chico Vigilante (PL) informou sobre mensagens que tem recebido de pessoas internadas, “esperando, meses a fio, por cirurgias que não acontecem”. Também trouxe a questão do reajuste na contribuição – descontada em folha – para o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF), que é objeto do projeto de decreto legislativo nº 41/2023, de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), sustando a portaria que estabelece a majoração a partir de 1º de setembro.

“O reajuste no plano de saúde é um absurdo. O Inas-DF encontra-se na posição mais elevada no que se refere à saúde financeira desses planos”, argumentou o autor do PDL, para quem é necessário suspender o acréscimo de 22,5% para as faixas de salário inferiores e de 19% para o teto; nomear o Conselho “que o instituto não fez até hoje”, e debater a situação com a categoria.

“Não aceitaremos aumento abusivo”, corroborou a deputada Paula Belmonte (Cidadania), em nome do conjunto dos distritais. O cancelamento da medida também foi defendido pelo deputado Max Maciel (Psol), que se dirigiu aos sindicalistas presentes que reivindicavam a suspensão.

Enfermeiros

Por sua vez, o deputado Jorge Vianna (PSD) defendeu a nomeação de enfermeiros pela Secretaria de Saúde. “Conseguimos manter o Fundo Constitucional do DF e, assim, vamos continuar na normalidade”, declarou o parlamentar, explicando que a garantia dos recursos possibilitará as contrações de concursados. A categoria também recebeu o apoio da deputada Dayse Amarilio (PSB), que reforçou: “Nomeação já”.

SourceCLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever