14.5 C
Brasília
28 maio 2024 08:07


Região Sul realiza Fórum Regional de Modelagem da Atenção Secundária

Eventos marcam etapa crucial na busca por uma saúde mais eficiente

Por Leyla Bilich

Região de Saúde Sul sediou o Fórum Regional de Modelagem da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). O objetivo do encontro, realizado nesta semana (24), foi debater, em âmbito local, as diretrizes e formas de organização da Atenção Secundária na rede pública do Distrito Federal. A discussão busca uniformizar os serviços e construir uma Política Distrital de Atenção Especializada em Saúde.

Organizado pela Diretoria Regional de Atenção Secundária (Dirase) e Coordenação de Atenção Secundária e Integração de Serviços (Coasis), em parceria com a Gerência de Serviços Ambulatoriais (Gesamb), o encontro contou com debates e iniciativas voltadas ao aprimoramento dos serviços de saúde do Gama e de Santa Maria.

A realização de fóruns regionais é uma ação prevista após o Fórum Distrital realizado em janeiro deste ano, e ocorrerá em todas as regiões de saúde. A Sul foi a terceira a fazer o evento, após as Centro-Sul e Oeste. O DF é a primeira unidade federativa a construir uma política própria de fortalecimento da Atenção Especializada no sistema público de saúde.

“Estamos renovando nosso compromisso com a melhoria contínua da Atenção Secundária em nossa região. O intuito [e compartilhar nossas experiências, aprender e desenvolver estratégias inovadoras para enfrentar os desafios”, reforçou o diretor do Hospital Regional do Gama e superintendente substituto de Saúde da Região Sul, Ruber Paulo Gomes.

Assistência especializada

Atualmente, a Região de Saúde Sul conta, na Atenção Secundária, com dois hospitais gerais; uma policlínica; dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO); dois Centros de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência sexual, Familiar e Doméstica (Cepavs); um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD II) e um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

“A Atenção Secundária desempenha um papel crucial na prestação de cuidados especializados e no suporte às atenções Primária e Terciária. Sem ela, nossa rede de saúde estaria incompleta”, pontuou o diretor da Atenção Secundária da Região Sul, Luiz Antônio Bueno. Ele ainda lembrou que uma nova policlínica será inaugurada: “Estamos em fase de adequações para atender a comunidade”, concluiu.

Programação

A mesa de abertura foi composta pela diretora de Atenção Primária da Região Sul, Regiane Costa Martins; o diretor da Atenção Secundária da Região Sul, Luiz Antônio Bueno; o diretor do Hospital Regional do Gama (HRG) e superintendente substituto de Saúde da Região Sul, Ruber Paulo Gomes; o responsável técnico da policlínica, José Etevaldo do Nascimento Junior; e a coordenadora de Atenção Secundária, Izabella Araujo Morais.

Entre os grupos de discussão, foram debatidos temas como saúde da mulher, da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa com agravos infecciosos e com doenças crônicas não transmissíveis.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever