24.5 C
Brasília
27 abr 2024 20:43


IPREV publica norma sobre seleção e credenciamento de instituições financeiras

Medida promove maior dinamismo e transparência na gestão dos recursos públicos pelo Iprev-DF

O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (31) a Portaria nº 41/2023, que dispõe sobre o processo de seleção e credenciamento de instituições financeiras e fundos de investimentos no âmbito da Diretoria de Investimentos (Dirin). A medida otimiza a busca por oportunidades de investimentos e de alocação dos recursos que o Iprev gerencia.

A carteira de investimentos do Iprev é de aproximadamente R$ 6 bilhões, entre recursos financeiros e imóveis. Os recursos geridos pelo Iprev garantem o pagamento e a solvência dos benefícios de 59.593 aposentados, 13.476 pensionistas e 78.877 servidores ativos, futuros segurados.

“A publicação desta portaria significa a retomada da interlocução entre o Iprev e o mercado financeiro, com vistas a promover maior dinamismo e transparência ao processo de seleção e credenciamento de instituições financeiras e fundos de investimento”, explica o diretor de Investimento, Thiago Mendes Rodrigues.

A portaria estabelece ainda a documentação obrigatória que cada agente da instituição financeira – administrador, gestor, custodiante de título público, distribuidor e corretora – deve apresentar durante a fase de credenciamento.

“A publicação desta portaria significa a retomada da interlocução entre o Iprev e o mercado financeiro, com vistas a promover maior dinamismo e transparência ao processo de seleção e credenciamento de instituições financeiras e fundos de investimento”Thiago Mendes Rodrigues, diretor de Investimento do Iprev-DF

Considera-se credenciada a instituição financeira ou o fundo de investimento que, após o processo de credenciamento efetuado pela Dirin, e homologado pelo Comitê de Investimentos e Análise de Riscos (Ciar), passará a compor o banco de dados do Iprev pelo período de dois anos, com publicação no site da autarquia.

O credenciamento terá validade de dois anos, contados a partir da emissão do Termo de Credenciamento, expedido pelo Iprev, sendo necessária a renovação do credenciamento após esse período, com novo envio da documentação exigida.

Os interessados poderão obter mais informações sobre o processo de seleção e credenciamento no site do Iprev.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever