17.5 C
Brasília
29 abr 2024 05:40


Ibaneis nomeia 500 monitores educacionais e 100 secretários de apoio e outros 100 secretários escolares

Do montante de 700 novos profissionais à Secretaria de Educação do DF, foram nomeados 500 monitores escolares, 100 servidores da carreira de apoio e outros 100 secretários escolares

Por Kleber Karpov

A Educação do Distrito Federal recebeu um reforço importante com a nomeação, na manhã desta segunda-feira (31), por parte do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), de 700 novos profissionais para atuar nas escolas públicas da capital do país. A cerimônia que ocorreu no Palácio do Buriti e contou com a presença do deputado distrital, Jorge Vianna, responsável por interceder junto ao Tribunal de Contas do DF (TCDF) e garantir decisão que permitiu que tais nomeações ocorressem.

No ato de posse, ao assinar as nomeações dos 500 monitores educacionais, 100 servidores da carreira de apoio e outros 100 secretários escolares, Rocha comentou que os profissionais de educação do DF, estão entre os mais bem pagos do país. Além de lembrar o empenho do governo em garantir a manutenção dos equipamentos públicos.

“Estamos dentro dos melhores salários da educação do Brasil, temos uma estrutura de escolas que tivemos a oportunidade de reformar todas as unidades, e tudo isso é feito para que a gente possa cada vez mais acolher nossa sociedade e nossos estudantes”, disse Rocha.

O governador lembrou ainda a atuação da comissão dos concursados. “Fazemos isso de forma totalmente merecida, em apoio à comissão. Só tenho a agradecer pela dedicação do trabalho de vocês”, afirmou.

 

Memorável

Vianna, por sua vez, comemorou com toda plateia que lotou o Palácio do Buriti,  o que o parlamentar declarou ser uma das conquistas mais emocionantes ao longo desses dois mandatos na Câmara Legislativa do DF (CLDF).

“Hoje foi um dia memorável, daqueles que nunca mais esquecerei. Ao encontrar a comissão, muitos duvidaram que daria certo, mas eu sempre acreditei. O trabalho foi intenso, e hoje, finalmente, está aí o resultado – a tão esperada e merecida nomeação dos monitores. Sem dúvidas, esse é um momento que ficará marcado não apenas na minha história, mas também na vida de milhares de famílias.”, ressaltou Vianna.

Demanda reprimida

Para a secretária de Estado de Educação do DF (SEEDF), Hélvia Paranaguá, a nomeação cobre um déficit a demanda reprimida de um déficit de profissionais de Educação, o que deve melhorar a qualidade da oferta do ensino público do DF. Em especial aos mais de 28 mil estudantes com necessidades educacionais especiais, 16 mil desses, com algum grau de transtorno do espectro autista (TEA). Isso, em decorrência do ampara proporcionado pelos monitores escolares, sob orientação de equipe escolar, em atividades de estímulo, cuidado e higiene desses alunos.

“Com essa nomeação vamos suprir a nossa rede, que ganha em qualidade – os pais, em tranquilidade – e os alunos podem ser mais bem-atendidos. Obrigado a cada um que escolheu essa profissão, que escolheu cuidar das pessoas com deficiência”, agradeceu a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Momento Glorioso

Para o presidente da comissão dos remanescentes, Sérgio Dionísio, que falou em nome das centenas de novos servidores da SEEDF: “É um momento glorioso estarmos aqui hoje. Foi muita luta e, graças a Deus, sempre nos acolheram quando chegávamos em todos os lugares com essa camisa pedindo a nomeação. Agradeço a sensibilidade do governo pela nomeação”.

Alegria na assinatura do decreto de Educação: novos servidores vão executar, sob orientação de equipe escolar, atividades de estímulo, cuidado e higiene dos alunos com necessidades educacionais especiais | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Batalha árdua

A nomeação trouxe felicidade para muitos, incluindo Aparecida da Costa, aprovada para o cargo de monitora, que compartilhou sua experiência até o dia da nomeação. “Durante muitos anos, me dediquei aos estudos para vários concursos, mas não esperava ser chamada neste, pois o prazo já estava vencendo. A batalha foi árdua, mas de forma inesperada, recebemos a bênção de encontrar o deputado Jorge Vianna, que se tornou um verdadeiro anjo em nossas vidas, nos proporcionando uma nova oportunidade. Hoje, este momento marca o pontapé inicial para a nossa vitória definitiva.”, disse.

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever