20.5 C
Brasília
27 abr 2024 04:40


A Voz do Gesto em Brasília: jornalista que criou o famoso “L” de Lula lança livro na Câmara dos Deputados

Mário Milani, 64, jornalista e assessor de comunicação, lança em Brasília – DF, o livro “A Voz do Gesto” (Ed. Hora Pública), que conta a história da criação do famoso gestual “L” de Lula. O evento acontece no dia 9 de agosto (quarta-feira), no Salão Verde.

Uma das mais emblemáticas peças publicitárias das campanhas eleitorais no Brasil: o “L”, de Lula, identificada através do dedo indicador e o polegar, exibidos em ângulo de 90º, que ganhou fama desde a primeira campanha de Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 1989, tem agora os seus bastidores revelados em um livro. “Na época, sem dinheiro, buscávamos um meio de divulgar o nome do candidato de forma simples, fácil e de baixo custo, foi quando criei o ”L”, conta o jornalista Mário Milani, que além de ser o criador do gestual é também o autor do livro.

A ideia pegou e, desde então, o gesto não verbal acompanha Lula em sua trajetória pela vida pública brasileira que, aliás, fez questão de prefaciar a obra, além de mencioná-la publicamente, diante de 50 mil pessoas, em um comício histórico que fez na Boca Maldita, em Curitiba, durante sua bem-sucedida campanha presidencial.

O símbolo ganhou força nas redes sociais e ultrapassou as fronteiras do país. Assim como os artistas brasileiros, músicos e atores de Hollywood, tais como, Mark Hammil, Mark Ruffalo, Danny Glover, Jason Momoa e Roger Waters, este último, fundador da banda de rock Pink Floyd, também aderiram ao símbolo maior da campanha de Lula.

Em vídeo, o cantor Chico Buarque também reverenciou a obra pela sua importância histórica. “Já tinha lido sobre o livro e sobre o Milani, que é o autor desse gesto de uma felicidade incrível. Estou vindo de um show e todo mundo cantava “Lula Lá” e fazia o gesto do “L”. Estou muito curioso para ler o livro”, afirmou o artista.

Com prefácio do presidente Lula, “A Voz do Gesto”, conta com depoimentos de personagens que fizeram parte das estratégias de comunicação do Partido dos Trabalhadores, além de uma análise antropológica e seus métodos de identificação humana através dos símbolos e gestos linguísticos não verbais utilizados pelo homem ao longo de sua existência.

Veja depoimento do presidente Lula falando sobre o livro “A Voz do Gesto”:


 

Acompanhe a entrevista que o jornalista Mário Milani concedeu ao canal de televisão por assinatura argentino C5N:

Mário Milani

Usa sua formação de jornalista e publicitário para se dedicar ao marketing político. Em 1989, criou um gesto que é amplamente conhecido no país: o “L”, de Lula, feito com o indicador e o polegar dispostos de modo a imitar a primeira letra do nome do candidato eleito à presidência de 2022. Foi bem-sucedido em inúmeras campanhas políticas e passou pelos principais veículos de comunicação do Paraná. Além disso, criou e esteve à frente de muitas publicações – com destaque para a revista Bem Público.

Compre o livro pelo link:

www.avozdogesto.com.br

Contato com o autor: WhatsApp: (41) 99828-7777.

Serviço:

Lançamento do livro: A Voz do Gesto” (Prefácio do presidente Lula), com a presença do autor Mário Milani.

Quando: Quarta-feira – 09 de agosto de 2023

Onde: Câmara dos Deputados, Salão Verde (entrada pelo Anexo 2)

Brasília – DF

Horário: Das 14h00 as 16 horas

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever