22.5 C
Brasília
28 abr 2024 23:21


Lula confirma nome de Cristiano Zanin para vaga deixada por Lewandowski no STF

Por Kleber Karpov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta seta-feira (1º/Jun) a indicação do nome do advogado Cristiano Zanin para ocupar vaga deixada pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

Zanin foi responsável pela defesa de Lula, que chegou a ser preso, em todos os processos da Operçaão Lava Jato, com êxibito obtidas em todas as ações, após ter aceito, pelo STF denúncia de parcialidade do então juiz, atual senador, Sérgio Moro (União/PR).

“Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin. Não só pelo papel na minha defesa, mas simplesmente porque acho que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte do país”, disse Lula a profissionais da imprensa, no Palácio Itamaraty, após encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö.

Após a indicação formal, que deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), o ome de Zanin deve ser submetido a sabatina e aprovação por parte do Senado, para que possa assumir a vaga no STF.

“Ele será um excepcional ministro se aprovado pelo Senado e eu acredito que será”, afirmou Lula. “Acho que o Brasil vai se orgulhar em ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, acrescentou.

Perfil

Cristiano Zanin Martins é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Junto de sua esposa, é sócio-fundador do escritório Zanin Martins Advogados e cofundador do Instituto Lawfare, que tem o objetivo de produzir conteúdo científico sobre o tema e a análise de casos emblemáticos envolvendo o fenômeno. Lawfare se caracteriza pelo uso indevido e o abuso da lei para fins políticos e militares. Zanin também escreveu o livro Lawfare: uma Introdução (2019).

O instituto nasceu em 2017 a partir da constatação de que o direito está sendo utilizado de forma estratégica em diversos países para obtenção de fins ilegítimos, de natureza geopolítica, política, comercial, financeira e militar, o que caracteriza lawfare.

O advogado foi professor de direito civil e de direito processual civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever