27.5 C
Brasília
29 abr 2024 16:18


Ibaneis participa de reunião para apresentação de medidas de proteção a escolas realizadas pelo presidente Lula

Iniciativa do governo federal com ajuda do Judiciário se somam às iniciativas implememntadas pelo DF, avalia Ibaneis Rocha

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), participou nesta terça-feira (18/Abr), no Palácio do Planalto, de reunião com governadores, realizada pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No encontro, Lula lançou as ações do governo federal para a proteção do ambiente escolar que abrangem, desde a liberação de recursos para reforço de rondas escolares, à cartilhas com recomendações para proteção das escolas.

Além do presidente da República e dos governadores, o evento contou ainda com  a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro da Educação, Camilo Santana, responsável pela apresentação dos projetos e, de outros ministros do governo federal, membros do Judiciário.

“Essa integração entre governo federal, os estados e o Judiciário é essencial para uma maior efetividade das ações que já foram tomadas e as de médio e longo prazo. Aqui no Distrito Federal nós temos buscado esse diálogo e vamos continuar fortalecendo e protegendo nossos estudantes e toda a comunidade escolar”, avaliou Rocha.

Proteção do ambiente escolar

As As ações anunciadas pelo governo federal, foram sugestões originadas em grupo de trabalho interministerial. Nelas, 50 proposições foram elencadas, de modo a ajudar na atuação preventiva, emergencial a curto prazo, além de medidas a longo, de modo a garantira a proteção dos estudantes em escolas públicas e particulares de todo país. Dentre essas, a cartilha Elaboração de Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar, que será disponibilizada pelo governo federal.

Recursos

O governo federal anunciou o aporte de investimentos destinado a proteção das escolas, de cerca de R$ 3 bilhões. De acordo com o Ministério da Justiça (MJ), no país, foram realizadas 225 apreensões nos últimos dez dias. Período esse em que ocorreram 7,4 mil denúncias ao MJ e mais de 700 conteúdos foram removidos das redes sociais.

Atuação no DF

No DF, Rocha tem anunciou há cerca de uma semana, plano de ação para atuar na prevenção e reforço da segurança no combate a violência das 1.6 mil escolas públicas e particulares do DF, além das faculdades e universidades. Isso com de efetivo policial e participação de vigilantes, o que envolve 3.201 profissionais entre concursados e terceirizados que atuam em cerca de 700 escolas do DF.

Outras ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF (SSP-DF), envolvem rondas da PMDF em áreas mapeadas e realização de revistas de suspeitos;  monitoramento de redes sociais e sites na internet, realização de palestras para gestores escolares.

Canais de denúncias

O GDF conta ainda com canais de denúncias, em que a população conta com o telefone 197 – opção 0; em casos de emergência, para o 190 ou para o WhatsApp (61) 98626-1197.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever