25.5 C
Brasília
29 abr 2024 11:19


Distritais garantem apoio às demandas da população ceilandense

Por Marco Túlio Alencar

A Câmara Legislativa instalou-se na Ceilândia, nesta quarta-feira (29), para ouvir a comunidade inaugurando o projeto “Câmara nas Cidades”. Após a exposição das reivindicações, em várias áreas, os parlamentares que participaram da sessão itinerante garantiram apoio às demandas, levadas ao conhecimento dos presentes por líderes comunitários e representantes de vários setores. Os deputados distritais voltam a se reunir com a população da cidade, a partir das 15h desta quinta-feira (30).

Hoje, o primeiro a discursar foi o deputado Jorge Vianna (PSD), para quem a ordem de prioridades apresentadas deveria ser invertida fazendo com que a “saúde” passe a encabeçar a lista. Sobre a situação do hospital da localidade, opinou pela construção de uma nova unidade. “Chega de puxadinhos”, reiterou.

O deputado João Cardoso (Avante), por sua vez, chamou a atenção para os papéis do Legislativo e do Executivo. “O que podemos fazer é nos colocar à disposição para fazer o governo cumprir o que está determinado”, afirmou, observando que o GDF é o órgão executor. “Estaremos juntos, cobrando”, completou.

Morador da Ceilândia, o deputado Chico Vigilante (PT) defendeu a volta do Orçamento Participativo: “A população é quem deve decidir onde devem ser aplicados os recursos”. O distrital ainda adicionou o “transporte coletivo de qualidade” às necessidades dos moradores da região. Por fim, disse acreditar que a passagem da CLDF pela cidade “deixará um rastro de coisas boas”.

Resultados

O deputado Joaquim Roriz Neto (PL) contou a experiência de ter instalado “um gabinete itinerante” durante um mês na Ceilândia. “Por esse motivo, estou a par das reivindicações”, explicou, colocando-se à disposição dos moradores. Enquanto Fábio Felix (Psol) acrescentou que uma iniciativa como o “Câmara nas Cidades” precisa apresentar resultados. “São necessárias soluções objetivas”, declarou.

Para o deputado Gabriel Magno (PT), a população precisa continuar “pressionando” para que o governo tire do papel as mudanças sugeridas. Já Rogério Morro da Cruz (PMN) orientou que é importante permanecer reivindicando para “crescer com qualidade de vida”. E o deputado Pepa (PP) foi mais específico ao alertar sobre a falta de estacionamentos nas áreas comerciais, entre outros problemas.

 

Por seu turno, a deputada Dayse Amarilio (PSB), que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da CLDF, aproveitou a ocasião para apresentar-se à população ceilandense e propugnou a aplicação da legislação vigente: “Temos boas leis, mas temos de fazer com que funcionem”.

Na mesma linha, Paula Belmonte (Cidadania), informou que havia anotado todas as reivindicações apresentadas e fez críticas ao governo: “Dinheiro não falta, falta boa gestão e compromisso com a população”.

Durante a sua fala, o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) fez a defesa do governador, salientando a eleição de Ibaneis Rocha ainda no primeiro turno das eleições. Também relatou sua ligação com a Ceilândia, onde residiu, e resumiu a história do lugar.

Compromisso

A deputada Doutora Jane (Agir) fez um pronunciamento dirigido, principalmente às mulheres, lembrando os casos de feminicídios registrados este ano no DF. Ela parabenizou a Ceilândia pelo aniversário e colocou seu mandato à disposição da cidade.

Exercendo a função de líder do governo na CLDF, o deputado Iolando (MDB) considerou a Ceilândia como “capital do Distrito Federal” e destacou decisão do Palácio do Buriti de conceder reajuste a todos os servidores, aposentados e pensionistas.

Max Maciel (Psol), deputado distrital oriundo da Ceilândia, pediu ao governo prioridade para a localidade, elencando uma série de necessidades, como a construção de parques e centros culturais. “A criação desses equipamentos culturais teria como consequência a redução dos índices de violência”, justificou.

Ao encerrar a sessão, o deputado Ricardo Vale (PT) – que conduziu parte do “Câmara das Cidades”, desde que o presidente da Casa deputado Wellington Luiz (MDB) foi chamado para uma reunião com o governador – desejou que, ao longo do ano, as reivindicações sejam atendidas: “Espero que a gente possa retornar comemorando o que foi feito, o que foi melhorado. E nós, da Câmara Legislativa, assumimos esse compromisso”.

SourceCLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever