17.5 C
Brasília
29 abr 2024 05:40


Legado da pandemia, Hospital Cidade do Sol reforça atendimento em Ceilândia

Unidade tem ajudado a desafogar UPAs e internações nos hospitais que atendem a Região Oeste, a mais populosa do DF

Por Ian Ferraz

Há dois anos o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurava o hospital de campanha de Ceilândia, ao lado da primeira unidade de pronto atendimento (UPA) da cidade. Essencial nos cuidados da pandemia de covid-19, a unidade se transformou no Hospital Cidade do Sol, um importante braço para atender e desafogar as demandas da Região Oeste de Saúde, formada por Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia.

O hospital conta com 60 leitos, sendo 40 de enfermaria e 20 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Entre janeiro e julho de 2021, funcionou como apoio aos pacientes com covid-19. Depois, passou por adaptações para reabrir, em janeiro de 2022, como Hospital Cidade do Sol, em homenagem às cidades que o circundam.

Foi quando a unidade passou a ofertar um serviço de clínica médica, dando suporte às UPAs e ao pronto-socorro do Hospital Regional da Ceilândia, além de reservar seis leitos para o Complexo Regulador, desafogando outros serviços do DF.

“O hospital garante a ampliação do acesso à saúde e o funcionamento pleno do SUS. É um legado da pandemia para a população do DF e se tornou uma retaguarda para doenças clínicas das UPAs, que, por sua vez, puderam ampliar os atendimentos”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A secretária também destaca o tipo de construção do hospital, de forma modular, uma estrutura moderna e que nasceu com equipamentos de primeira qualidade, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Reforço às UPAs e hospitais

Em 2022, somente na atenção primária de saúde, que corresponde à porta de entrada do atendimento hospitalar, foram 522.042 atendimentos individuais, enquanto nos hospitais foram quase 132 mil atendimentos nas emergências. Com esses números, o diretor do Hospital Regional de Ceilândia, Bruno Aires, reforça a importância da unidade para acolher os pacientes de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








BATEMOS OS 15 MILHÕES DE LEITURAS DE MATÉRIAS! OBRIGADO!

Leituras de matérias publicadas desde o lançamento de Política Distrital
em outubro de 2014 até a presente data.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever