25.5 C
Brasília
29 abr 2024 11:05


Descaso: dose de reforço de quase 69 milhões de brasileiros, contra a Covid-19, está em atraso

Por Kleber Karpov

Levantamento a partir da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) – plataforma nacional de integração de dados em saúde, projeto estruturante do Conecte SUS, do Ministério da Saúde (MS) aponta que cerca de 69 milhões de brasileiros ainda não receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19.

De acordo com os dados da RNDS, mais de 30 milhões de pessoas estão sem a segunda dose do reforço e o mais grave, 19 milhões sequer receberam a segunda dose do esquema vacinal primário.

Durante a cerimônia de posse da nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que a pandemia do coronavírus permanece a matar pessoas em todo mundo, além de reforçar a necessidade das pessoas se imunizarem e completarem o esquema vacinal contra a Covid-19.

“A pandemia mostrou a nossa vulnerabilidade. O rei está nu. Precisamos afirmar, sem nenhuma tergiversação, e superar essa condição”, disse, ao destacar que o país responde por 11% das mortes por covid-19 no mundo, apesar de representar 2,7% da população global.

Doses de reforço

Segundo o MS, estudos científicos revelam que a proteção vacinal desenvolvida contra o coronavírus é mais alta nos primeiros meses, mas com o tempo pode apresentar redução da capacidade de imunização. Daí a importância da dose de reforço, fazer com que o organismo volte a proteger o organismo, de forma eficiente, contra o vírus da Covid-19. 

Sob essa ótica, Nísia Trindade reforça o alerta e faz um apelo à população, em especial os 69 milhões de brasileiros, que completem o esquema vacinal contra a Covid-19. “Reitero o pedido para que os brasileiros completem o esquema vacinal. Os imunizantes são seguros, eficazes e evitam complicações e mortes ocasionadas pelo coronavírus”.

Cobertura vacinal

De acordo com o MS, até o momento, 163 milhões de pessoas receberam a segunda dose, ou dose única, da vacina contar a Covid-19, equivalente a 79% da população brasileira. Em relação à primeira dose de reforço, esse número caiu para 102,5 milhões de vacinas aplicadas. A segunda dose de reforço – ou dose adicional – soma apenas 45,2 milhões de aplicações.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








BATEMOS OS 15 MILHÕES DE LEITURAS DE MATÉRIAS! OBRIGADO!

Leituras de matérias publicadas desde o lançamento de Política Distrital
em outubro de 2014 até a presente data.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever