27.5 C
Brasília
26 abr 2024 19:32


Médico propõe método para promover saúde e prevenir doenças

Método de 11 semanas desenvolvido por Dr. Ícaro Alcântara ajudará o leitor a beber mais água, respirar adequadamente, desmistificar crenças sobre certos alimentos e gerenciar melhor o stress

As dores de cabeça, fraqueza, memória fraca, sobrepeso e insônia com frequência indicam algo de errado com sua saúde. Em 11 hábitos em 11 semanas, Dr. Ícaro Alcântara propõe um desafio ao leitor: avaliar como anda sua saúde e adquirir uma rotina de hábitos saudáveis para se sentir melhor, prevenir (e até curar) doenças. Lançamento da Companhia Editora Nacional, a obra do médico com pós-graduação em nutrologia esportiva e ortomolecular em medicina propõe a adoção gradativa de hábitos saudáveis de vida, um por semana, que podem ser relativos à alimentação, como o leitor se exercita e até a maneira como respira. O programa desenvolvido pelo médico brasiliense vem sendo aplicado e aperfeiçoado ao longo de 15 anos, tem base na promoção de hábitos saudáveis de vida como forma de manter e promover saúde e prevenir/combater doenças. Um conceito ainda novo no Brasil, mas que recentemente foi incorporado por centros de referência em saúde como o Hospital Sírio Libanês e o Hospital Israelita Albert Einstein e que já é reconhecido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sob a denominação de Medicina do Estilo de Vida. “Procuramos ajudar a solucionar os sintomas e doenças do paciente antes mesmo de necessitar do uso de medicamentos”, esclarece Dr. Ícaro.

Logo no começo do livro, o leitor é convidado a fazer uma autoavaliação e responder a 39 perguntas rápidas que revelam hábitos e fatores prejudiciais à saúde e qualidade de vida. Ao final do questionário, terá claro quais mudanças deve promover em sua vida. Os hábitos propostos pelo Dr. Ícaro são simples e foram divididos em três grupos: hábito zero, hábitos fundamentais e hábitos importantes. O hábito zero é a base para todos os outros e diz respeito ao planejamento e à dedicação a essa nova rotina. Os cinco hábitos fundamentais são: Beber bastante água (o autor recomenda um copo de 200 ml por hora); alimentar-se bem e consumir fibras; praticar exercícios físicos (ele propõe formas alternativas de atividades aeróbicas); dormir bem e respirar corretamente. Nesse último item, o autor recomenda que a cada hora a pessoa inspire profundamente e expire todo o ar do pulmão por três vezes para que haja máxima oxigenação do corpo e cérebro. Depois seguem os hábitos importantes, como: diminuir o estresse, se informar e consultar regularmente com bons profissionais de saúde, evitar excessos e intoxicações, se expor adequadamente ao sol e cuidar da mente e do espírito.

Quanto à alimentação, Dr. Ícaro propõe que se coma menos carboidrato (açucares), mais proteína e gordura boa. Segundo ele, o ideal em geral seria consumir algo como 40% de proteínas, 30% de carboidratos e 30% de gorduras. Em 11 hábitos em 11 semanas, cada uma das recomendações é feita de maneira gradual, com estratégias para que o leitor não tenha dificuldade em implantar os bons hábitos. O sucesso da metodologia é tanto que virou um aplicativo baixado por mais de 100 mil pessoas em todo Brasil (Gerenciador de Saúde – Dr. Ícaro).

Abaixo, algumas outras dicas interessantes contidas no livro:

  • 85% dos infartos e derrames são culpa do paciente;
  • Ovos em geral não fazem o mal que alardeiam e costumam ser benéficos quando consumidos em até duas unidades ao dia;
  • Em muitos casos, a hipertensão está ligada a falta de água no organismo;
  • A prevenção do câncer pode ser auxiliada de maneira importante por meio da respiração adequada e da redução do consumo de carboidratos. Células tumorais odeiam oxigênio e adoram açúcar.

O Autor

Dr. Ícaro Alves Alcântara é graduado em Medicina pela Universidade de Brasília, especialista em Homeopatia pela Associação Médico Homeopática Brasileira e pós-graduado em Estratégia Ortomolecular e Nutrologia Esportiva. Já atendeu mais de 20 mil pacientes e, além de clinicar, ministra palestras sobre saúde e “medicina do estilo de vida”, um conceito ainda novo no Brasil que propõe a promoção da qualidade de vida e a da saúde por meio da adoção de hábitos e atitudes simples.

 

Serviço:

Livro: 11 hábitos em 11 semanas

Autor: Dr. Ícaro Alcântara

Editora: Companhia Editora Nacional

Páginas: 192

Preço: R$ 24,90

Lançamento Nacional: 27/8

Evento em Brasília

Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, Lago Norte

Horário: 19h

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever