Vigilância Sanitária apreende 600 kg de pescados durante Operação Semana Santa

Operação Semana Santa resulta em 542 vistorias e reforça alerta sobre cuidados na compra de alimentos

Por Kleber Karpov

Uma ação de fiscalização da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Vigilância Sanitária, resultou na apreensão de 603 quilos de pescados considerados impróprios para o consumo. Realizada entre 25 de março e 1º de abril, a Operação Semana Santa inspecionou 542 estabelecimentos para garantir a segurança dos alimentos mais procurados durante o feriado e prevenir riscos de doenças transmitidas por produtos mal acondicionados.

A iniciativa teve como foco principal os alimentos tradicionalmente consumidos no período, com atenção especial aos pescados. Auditores da Vigilância Sanitária visitaram feiras, supermercados e outros pontos comerciais para verificar a procedência e as condições de produtos como peixes, camarões, lagostas, lagostins e cefalópodes (grupo que inclui lulas e polvos). O objetivo central foi assegurar que apenas itens dentro dos padrões de qualidade e segurança sanitária chegassem à mesa do consumidor.

Compra segura

A diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, orienta que a primeira medida de proteção é a escolha do local da compra. “Comprem pescados limpos, organizados e em locais devidamente licenciados”, ressaltou. Além do ambiente, as características do próprio produto são cruciais para identificar se está adequado. Conforme a diretora, “cheiro forte, carne amolecida ou presença de manchas são indícios de deterioração” e indicam que o alimento não deve ser adquirido.

Para os produtos congelados e embalados, a atenção deve ser redobrada com as informações do rótulo. É fundamental que o consumidor verifique a integridade da embalagem e confira dados essenciais como data de validade, número do lote e o nome do fabricante. “Verifique a embalagem, que deve ter data de validade, número do lote, o nome do fabricante e, principalmente, o registro dos órgãos de fiscalização”, complementou Olivé.

Critérios técnicos da inspeção

Durante as 542 vistorias, as equipes de fiscalização avaliaram uma série de critérios técnicos para determinar a segurança dos alimentos. Foram inspecionadas as práticas de manipulação pelos funcionários, as condições de armazenamento dos produtos e a limpeza geral dos estabelecimentos. A temperatura de conservação dos itens também foi rigorosamente verificada, sendo um fator essencial para prevenir doenças transmitidas por alimentos contaminados ou mal acondicionados.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

HUGO abre 30 vagas para Residência Médica com ingresso em 2027

Por Kleber Karpov O Hospital de Urgências de Goiás Dr....

R$ 16 mil: IgesDF abre seleção para seis áreas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio na prisão domiciliar

Por Kleber Karpov A defesa do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaoro...

168 votos separaram Celina Leão da vitória em primeiro turno

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Anvisa: Conheça a lista de cosméticos que podem ter fabricação artesanal

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Sem garantir reeleição à CLDF, Jorge Vianna agradece votos recebidos

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Vianna (Democrata) se...

Destaques

HUGO abre 30 vagas para Residência Médica com ingresso em 2027

Por Kleber Karpov O Hospital de Urgências de Goiás Dr....

R$ 16 mil: IgesDF abre seleção para seis áreas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio na prisão domiciliar

Por Kleber Karpov A defesa do ex-presidente, Jair Messias Bolsonaoro...

Peste: Dezenas de pessoas entram em quarentena na Sibéria após morte de investigadora de um laboratório russo

Por Kleber Karpov Uma funcionária de um instituto de pesquisa...