20.5 C
Brasília
07 mar 2026 02:15

Trump declara fechamento total do espaço aéreo da Venezuela e agrava crise diplomática

Presidente dos Estados Unidos utilizou rede social para emitir alerta a pilotos e narcotraficantes enquanto Caracas classifica ato como ameaça colonialista

Por Kleber Karpov

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (29), por meio de sua rede social Truth Social, que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado “fechado em sua totalidade”. A declaração, que não foi acompanhada imediatamente de detalhes operacionais por agências reguladoras como a Federal Aviation Administration (FAA), elevou a tensão diplomática na região e gerou incertezas para a aviação civil internacional.

Anúncio na rede social

Em publicação realizada na manhã deste sábado, Trump dirigiu-se especificamente a companhias aéreas, pilotos e grupos criminosos. O texto, escrito parcialmente em letras maiúsculas, adotou um tom de ultimato.

“A todas as Companhias Aéreas, Pilotos, Traficantes de Drogas e Traficantes de Seres Humanos, por favor, considerem O ESPAÇO AÉREO ACIMA E AO REDOR DA VENEZUELA FECHADO EM SUA TOTALIDADE”, escreveu o presidente norte-americano.

Reação de Caracas

O governo de Nicolás Maduro reagiu prontamente à publicação. O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, emitiu um comunicado no qual “denuncia e condena a ameaça colonialista” representada pela fala de Trump. Segundo a chancelaria venezuelana, a declaração é incompatível com os princípios do direito internacional e busca minar a soberania e a integridade territorial do país sul-americano.

Como retaliação imediata, Caracas anunciou a suspensão dos voos de repatriação de migrantes venezuelanos provenientes dos Estados Unidos, que vinham ocorrendo semanalmente após acordos bilaterais prévios.

Crise no setor aéreo

A medida agrava o isolamento aéreo da Venezuela. Na semana anterior, a FAA já havia emitido alertas sobre “situações potencialmente perigosas” para a aviação civil na região, devido ao aumento da atividade militar. Em resposta ao alerta norte-americano, seis grandes companhias aéreas — incluindo a brasileira GOL, a Latam, a Avianca e as europeias Iberia e TAP — suspenderam suas operações para Caracas.

O governo venezuelano, por sua vez, revogou as licenças de operação dessas empresas, acusando-as de colaborar com o que chamou de “terrorismo de Estado” promovido por Washington.

Contexto militar e Operação Southern Spear

A declaração de fechamento do espaço aéreo ocorre em meio a uma escalada militar no Caribe. O governo Trump intensificou a presença de navios de guerra na costa venezuelana sob a justificativa de combate ao narcotráfico, na chamada “Operação Southern Spear” (Lança do Sul).

Fontes ligadas à Casa Branca indicam que o Pentágono apresentou opções que incluem ataques a instalações utilizadas para o tráfico de drogas. Desde setembro, operações navais norte-americanas na região já resultaram na interceptação de embarcações e em confrontos, reforçando a retórica de pressão máxima contra a administração de Maduro.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...