20.5 C
Brasília
07 mar 2026 05:00

Tribunais de Contas se unem para fiscalizar R$ 27 bilhões da Segurança Pública

Evento gratuito no TCDF reúne autoridades para discutir o futuro do setor e redesenhar a governança da área em meio a auditorias nacionais

Por Kleber Karpov

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) promoverá, nos dias 20 e 21 de outubro, uma Maratona Temática para debater a governança e a fiscalização dos R$ 27 bilhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O evento, gratuito e aberto ao público, reunirá especialistas e autoridades do setor para aprimorar a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos, em um momento estratégico de reavaliação das políticas de segurança no país.

Auditorias em foco

A iniciativa ocorre enquanto o TCDF participa de uma auditoria nacional coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que avalia a qualidade e o compartilhamento de dados entre os órgãos de segurança do DF e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A fiscalização foi motivada por um diagnóstico do TCU que apontou falhas na integração de informações, comprometendo a formulação de políticas públicas eficazes.

O encontro servirá também como um fórum preparatório para uma nova auditoria nacional, prevista para 2026. Coordenada pelo Comitê Técnico de Segurança Pública do Instituto Rui Barbosa (IRB), presidido pelo conselheiro do TCDF, Renato Rainha, a futura fiscalização analisará a capacidade de governança dos estados e do DF na aplicação dos recursos do FNSP.

Debates e especialistas

A programação foi desenhada para promover a cooperação entre órgãos de controle, gestores e especialistas. A abertura contará com a participação do presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, e do conselheiro Renato Rainha. Um dos painéis de destaque, “Desafios e oportunidades para aprimorar o papel dos Tribunais de Contas”, terá a presença de Camila Pintarelli, diretora do FNSP no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O segundo dia aprofundará os debates com representantes do TCU, dos Tribunais de Contas do Ceará, Piauí e Rio de Janeiro, da Polícia Civil do DF e do Ministério Público de Contas do Paraná. Entre os confirmados estão Marivaldo de Castro Pereira, Secretário Nacional de Assuntos Legislativos do MJSP; George Couto, Subsecretário de Segurança Pública do DF; e Carolina Ricardo, Diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.

Programação

Serviço: Maratona Temática de Segurança Pública

Data: 20 e 21 de outubro de 2025
Local: Plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
Realização: Escola de Contas do TCDF
Público: Gestores públicos, especialistas, pesquisadores, representantes de órgãos de controle e segurança e demais cidadãos interessados no tema.
Para mais informações acesse o hotsite:



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...