Por Kleber Karpov
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (26/Nov), a inclusão da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicação do imunizante, destinado a prevenir a bronquiolite em bebês, terá início em dezembro e será voltada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
O governo federal iniciou a distribuição do primeiro lote, composto por 673 mil doses, para as secretarias estaduais. A orientação da pasta é que as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizem a atualização da situação vacinal das gestantes, com a possibilidade de administração concomitante com imunizantes contra covid-19 e influenza.
A medida visa democratizar o acesso à prevenção. Na rede privada de saúde, o custo da vacina pode chegar a R$ 1,5 mil. A recomendação oficial é a aplicação de dose única a cada nova gestação, sem restrição de idade para a mãe.
Eficácia e proteção
A estratégia de vacinar as gestantes tem o objetivo de transferir anticorpos para o feto, garantindo proteção imediata ao recém-nascido nos primeiros meses de vida. Estudos clínicos apontam que a imunização materna apresenta eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR em bebês de até 90 dias.
O vírus sincicial respiratório é o principal agente causador da bronquiolite. O patógeno responde por aproximadamente 75% dos casos da doença e 40% dos quadros de pneumonia em crianças menores de dois anos.
Cenário epidemiológico
Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados por VSR em 2025, contabilizados até meados de novembro. Desse montante, 82,5% das ocorrências afetaram crianças menores de dois anos.
A prevenção é considerada fundamental devido à ausência de medicamentos específicos para combater a infecção. O tratamento da bronquiolite restringe-se ao suporte clínico, como hidratação, uso de broncodilatadores e oxigenoterapia.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










