Por Kleber Karpov
Servidores que atuam na Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participaram, na segunda-feira (29/Set), do seminário “Ouvidoria 360°”. O objetivo da capacitação foi aprimorar o tratamento das manifestações dos cidadãos, com foco em governança e transparência, e discutir temas como a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O treinamento foi destinado aos profissionais que atuam como interlocutores do setor, responsáveis por apurar solicitações, reclamações, elogios e denúncias sobre os serviços de saúde.
Participação social
O chefe da Unidade Setorial de Ouvidoria da SES-DF, Thyerys Araruna Almeida, ressalta que o trabalho do setor é um pilar para a participação da sociedade na gestão pública. “Esse evento fortalece o comando constitucional de dar escutar as reclamações dos usuários dos serviços de saúde, atendendo ao direito da informação. A partir da Ouvidoria, podemos subsidiar a administração em seu processo de tomada de decisões e avaliar o que é ofertado.”
Canais de atendimento
O serviço de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) pode ser acessado por três canais:
- Online: Por meio do portal Participa DF.
- Telefone: Pela Central 162 (segunda a sexta, das 7h às 21h; fins de semana e feriados, das 8h às 18h).
- Presencialmente: Nos balcões de ouvidoria dos órgãos do GDF.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










