Por Kleber Karpov
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) encerrou, na manhã desta quinta-feira (25/Set), a Semana Nacional de Trânsito (SNT) de 2025, com um balanço de 216 ações educativas que alcançaram aproximadamente 86,4 mil pessoas. A cerimônia, que marcou o Dia Nacional do Trânsito, contou com o lançamento de um selo e um carimbo postais comemorativos, produzidos pelos Correios para celebrar a data.
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha deste ano promoveu a conscientização sobre a importância de reduzir a velocidade e adotar uma condução preventiva. As atividades no DF começaram em 10 de setembro com o “Esquenta SNT” em escolas da rede pública e se estenderam até o dia 25. A programação incluiu 176 apresentações lúdicas em colégios, 15 programas educativos como “Café na Faixa” e “Rolê Consciente”, além de 23 blitzes educativas e a 20ª edição do Passeio de Bike, no Riacho Fundo II.
As iniciativas de conscientização foram acompanhadas de um reforço na fiscalização. Entre 18 e 25 de setembro, o Detran-DF registrou 84 autuações por alcoolemia, 32 motoristas inabilitados, 30 com CNH vencida e 86 por uso de celular ao volante. Também foram registradas 86 infrações por escapamento alterado e 25 por uso irregular de vagas especiais.
Durante a solenidade, o diretor adjunto do Detran-DF, Hugo Figueiredo, destacou o impacto das ações. “A Semana Nacional de Trânsito é um momento de reflexão coletiva. Mais do que números, ela representa vidas que podem ser preservadas com atitudes responsáveis. Nosso papel é educar, fiscalizar e, principalmente, estimular a cultura da paz no trânsito. A mensagem é clara: desacelerar é um gesto de cuidado com a própria vida e com a vida do próximo”, afirmou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










