18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:24

Secretarias de Saúde, Educação e Social alinham ações do Bolsa Família na Região Oeste

 Encontro intersetorial reforça integração para acompanhamento de beneficiários

Por Kleber Karpov

Profissionais das secretarias de Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF) e Desenvolvimento Social (Sedes-DF) participaram, na última quinta-feira (25/Set), do Encontro Intersetorial de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) na Região de Saúde Oeste. O evento, que abrange Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, teve como objetivo fortalecer a articulação entre as pastas para aprimorar a gestão compartilhada do benefício e o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa busca integrar os trabalhadores das três secretarias para promover trocas, parcerias e a compreensão do papel de cada um no processo. “A iniciativa busca integrar trabalhadores das três secretarias para, assim, promover trocas, parcerias e compreensão do papel de cada um, reforçando a relevância do Bolsa Família a grupos em situação de vulnerabilidade”, explicou a psicóloga da Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (GASPVP) da SES-DF, Christiane Silva.

Estratégias conjuntas

Esta é a sexta Região de Saúde a receber o encontro intersetorial de condicionalidades do PBF. A última será a Norte, com encontro previsto para novembro. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

O encontro contou com apresentações sobre as responsabilidades de cada pasta no programa, além de debates sobre os desafios no acompanhamento das famílias, permitindo o alinhamento de estratégias conjuntas. “Acreditamos que a intensificação da comunicação e da cooperação entre as pastas otimiza o fluxo de trabalho. Cada secretaria possui responsabilidades específicas no acompanhamento, mas todas convergem para um objetivo comum: assegurar que as famílias tenham acesso ao benefício e cumpram os critérios estabelecidos pelo programa”, afirmou a gerente de Áreas Programáticas da SES-DF, Janaína Alves.

O Bolsa Família integra políticas de assistência social, saúde e educação para fortalecer o acesso de famílias a direitos básicos. O público-alvo inclui gestantes, mulheres de 14 a 44 anos e crianças menores de 7 anos. Na saúde, as equipes da SES-DF são responsáveis por avaliar a continuidade do pré-natal, a atualização do cartão de vacina e o acompanhamento nutricional infantil.

Acompanhamento em saúde

Entre janeiro e junho deste ano, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa nas condicionalidades de saúde, índice que representa mais de 260,7 mil pessoas e supera a média nacional de 80,3%. “O cenário mostra que o apoio da saúde é essencial, quando há, por exemplo, dificuldades em localizar famílias. Muitas vezes, são os profissionais das Unidades Básicas de Saúde [UBS] que conseguem identificar os beneficiários e facilitar a comunicação com a escola e a assistência social, evitando que os alunos fiquem sem acompanhamento”, exemplifica o coordenador municipal do Sistema Presença, do Ministério da Educação, Odair de Amorim Lima.

Esta é a sexta Região de Saúde a receber o encontro intersetorial. A última será a Região Norte, com evento previsto para novembro.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...