19.5 C
Brasília
29 jan 2026 16:28

Projeto piloto de IA deve levar robôs humanoides e quadrúpedes às salas de aula no DF

Iniciativa pioneira no Brasil, prevista para 2026, integrará robôs, plataforma digital exclusiva e formação docente ao currículo de unidade da rede Maple Bear em Águas Claras

Por Kleber Karpov

Um projeto pioneiro no setor privado de educação brasileiro será implementado no Distrito Federal, com a integração formal e estruturada de Inteligência Artificial (IA) em sala de aula. A iniciativa, liderada pelo educador e empresário Thiago Gomes, será inaugurada em 2026 em uma das unidades da rede Maple Bear, em Águas Claras. A escola se tornará a primeira do país a incorporar robôs humanoides e quadrúpedes, plataformas digitais exclusivas e formação docente específica ao seu currículo regular.

O projeto surge em um contexto de massificação da IA no cotidiano dos brasileiros, com 97% das pessoas conectadas afirmando possuir algum entendimento sobre a tecnologia, e 70% a utilizando semanalmente, conforme pesquisa da Opinion Box e CX Brain realizada em 2025. No ambiente escolar, o uso também se intensificou: o levantamento TIC Educação de 2025 revelou que sete em cada dez estudantes do ensino médio já recorreram a ferramentas de IA generativa para pesquisas escolares.

Na unidade de Águas Claras, os alunos terão contato com um robô humanoide e um robô quadrúpede. Os equipamentos atuarão no ambiente de ensino com funções lúdicas, pedagógicas e inclusivas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro. Entre as competências estimuladas estão a criatividade, o pensamento crítico, a programação e o bilinguismo aplicado ao contexto da tecnologia.

Paralelamente, o projeto prevê a disponibilização da plataforma THink.AI para os estudantes. Por meio da plataforma, os alunos terão acesso a atividades supervisionadas que incluem redação criativa, matemática, produção multimídia e pesquisas.

O empresário Thiago Gomes, Fundador e Presidente das unidades da Maple Bear em Águas Claras, Valparaíso e Anápolis, ressaltou o papel central do estudante no novo modelo pedagógico.

“Queremos que nossos alunos sejam protagonistas no uso responsável e criativo da Inteligência Artificial. A ideia não é substituir professores ou conteúdos, mas usar a tecnologia como aliada na aprendizagem, estimulando pensamento crítico, resolução de problemas e inovação”, afirmou Gomes.

A implementação do projeto também leva em conta as lacunas formativas existentes no país. Embora o debate sobre o uso responsável da IA já esteja presente na pauta de 68% dos gestores escolares, que realizaram reuniões com professores, apenas 32% dos estudantes receberam orientação formal sobre a aplicação pedagógica da Inteligência Artificial em sala de aula.

Em razão disso, o corpo docente está sendo submetido a um processo de formação prática e especializada. Os professores são capacitados para usar a IA como ferramenta de apoio no planejamento, na redução de tarefas burocráticas e na aplicação de metodologias de ensino inovadoras.

Gomes destacou que a iniciativa alinha o Brasil às tendências globais de inovação educacional, já adotadas por países como China, Emirados Árabes e Estados Unidos. O fundador da rede Maple Bear enfatizou a importância de preparar os estudantes de maneira integral.

“Integrar essa tecnologia ao nosso modelo pedagógico é preparar os alunos para o futuro sem abrir mão da essência da nossa missão. Educação não é apenas transmissão de saberes, mas uma herança transformadora, capaz de moldar líderes criativos e íntegros para as próximas gerações”, concluiu Gomes.

O lançamento oficial do projeto está previsto para ocorrer em 2026, com um evento aberto a famílias, alunos e à imprensa, que será marcado pela estreia das novas ferramentas digitais e dos robôs em sala de aula.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...