No DF um agressor é preso por violência doméstica a cada uma hora e meia

A cada quatro crimes registrados, um agressor foi preso em flagrante no último ano

Por Kleber Karpov

Um estudo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), referente ao ano de 2025, revelou que 5.588 agressores foram presos por crimes de violência doméstica, resultando em uma média de uma prisão a cada uma hora e meia. No mesmo período, foram registradas 23.066 ocorrências de agressões contra mulheres no DF. A análise, conduzida pela Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), detalha o perfil das vítimas e autores, os períodos de maior incidência e os índices de reincidência.

Para a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), a compreensão da dinâmica desses crimes é fundamental para fortalecer as políticas públicas de proteção e incentivar as denúncias. A ação das forças de segurança depende diretamente do registro das ocorrências para interromper o ciclo de violência.

“O estudo detalhado do perfil das vítimas e dos agressores tem sido uma ferramenta fundamental para aperfeiçoar as políticas de proteção às mulheres no Distrito Federal. A partir dessas análises, conseguimos compreender melhor como a violência acontece, identificar padrões e direcionar ações mais eficazes de prevenção. Para que esse trabalho seja efetivo, a denúncia é um passo indispensável. É por meio dela que as forças de segurança conseguem agir, investigar e prender os agressores, interrompendo o ciclo de violência e assegurando que os responsáveis sejam levados à justiça”, afirma Celina Leão.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, ressaltou que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade estratégica. Segundo ele, as ações são baseadas em dados e evidências para proteger as vítimas e prender os agressores de forma mais eficaz.

“Nossas ações são baseadas em dados, em evidências. Com isso, conseguimos compreender melhor as circunstâncias em que esses crimes ocorrem e podemos atuar para proteger essas mulheres e prender os agressores que insistem nessa prática. Nosso trabalho envolve ações integradas voltadas tanto à redução da violência quanto ao fortalecimento da proteção às vítimas”, disse Avelar.

Dinâmica da violência

A análise dos registros mostra que os finais de semana concentram um maior número de ocorrências, sendo responsáveis por 36% dos casos. O domingo se destaca como o dia de maior incidência, com 19% do total de registros, ocorrendo principalmente durante o período da noite.

Outro dado relevante é que a grande maioria dos episódios de violência ocorre dentro das próprias residências. No período analisado, 69,4% das ocorrências foram registradas no ambiente doméstico, evidenciando o caráter íntimo desse tipo de crime. Os registros também indicam que a violência psicológica prevaleceu em 77% dos casos, enquanto a violência física esteve presente em 29,3% das ocorrências.

Perfil das vítimas e autores

Os dados mostram que a violência doméstica atinge mulheres de todas as idades, mas há maior concentração entre as mais jovens. Mulheres entre 18 e 29 anos representam 32,3% das vítimas, seguidas pela faixa de 30 a 39 anos, com 30,9% dos registros.

O estudo aponta que todas as ocorrências tiveram autoria identificada, totalizando 20.160 autores distintos. A maioria absoluta dos agressores, em 89,5% dos casos (18.036), é do sexo masculino. Agressoras do sexo feminino foram identificadas em 10,5% dos casos (2.124).

O levantamento também identificou a recorrência dos casos. Dos 23.066 registros, foram identificadas 20.572 vítimas do sexo feminino. Desse total, 2.628 mulheres, o que representa 12,8% do grupo, registraram duas ou mais ocorrências ao longo de 2025, indicando situações de maior vulnerabilidade.

Medidas protetivas e monitoramento

Durante o período da análise, o Distrito Federal registrou um aumento de 17,3% nos casos de descumprimento de medida protetiva. Para reforçar a segurança, a SSP-DF utiliza programas como o Viva Flor e o Dispositivo de Proteção à Pessoa (DPP), que empregam tecnologia de georreferenciamento.

No DPP, a vítima recebe um dispositivo de alerta e o agressor utiliza uma tornozeleira eletrônica. O sistema emite um alerta imediato às forças de segurança caso a área de exclusão seja violada. Atualmente, 627 pessoas são monitoradas ativamente, sendo 553 vítimas e 74 agressores.

O programa Viva Flor, por sua vez, permite que a mulher acione rapidamente a rede de proteção em situações de risco. O serviço atende 1.734 mulheres no DF e, em agosto de 2025, foi expandido para delegacias do Paranoá, Planaltina, Gama, Santa Maria e Brazlândia, além das unidades especializadas (Deam) na Asa Sul e em Ceilândia.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Trabalho da CPI do Rio Melchior resulta em duas leis sancionadas no DF

Por Kleber Karpov Duas leis originadas dos trabalhos da Comissão...

Apreendidos mais de R$ 3,2 milhões em mercadorias irregulares durante feriado de Corpus Christi no DF

Operação da fiscalização tributária do Distrito Federal resultou na...

Desembargador e deputado de MT são alvos da PF por venda de sentenças

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã...

Capital paulista amplia locais de vacinação nesta semana; confira a lista

Por Kleber Karpov A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de...

Sob investigação: Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira...

Partidos aguardam divisão dos valores do Fundo Eleitoral para 2026

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na...

Destaques

Trabalho da CPI do Rio Melchior resulta em duas leis sancionadas no DF

Por Kleber Karpov Duas leis originadas dos trabalhos da Comissão...

Apreendidos mais de R$ 3,2 milhões em mercadorias irregulares durante feriado de Corpus Christi no DF

Operação da fiscalização tributária do Distrito Federal resultou na...

Desembargador e deputado de MT são alvos da PF por venda de sentenças

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã...

Capital paulista amplia locais de vacinação nesta semana; confira a lista

Por Kleber Karpov A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de...

Sob investigação: Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira...