Por Kleber Karpov
A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) oferece a última oportunidade para os estudantes reforçarem os estudos antes da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, marcado para os dias 09 e 16 de novembro. Trata-se do aulão preparatório gratuito, com foco na área de Ciências Humanas, cujas inscrições se encerram nesta terça-feira (28/Out). O encontro será realizado no auditório da BNB no sábado, 01 de novembro, no período das 9h às 12h.
Estão disponíveis 130 vagas para o evento, e a seleção dos participantes será realizada por meio de sorteio. A dinâmica do sorteio ocorrerá na quarta-feira (29 de outubro), e será filmada e divulgada nas redes sociais da Biblioteca Nacional de Brasília.
A coordenadora do Projeto dos Aulões na BNB, Joana Melo, destacou que a iniciativa tem como objetivo principal democratizar o acesso a aulas de qualidade para os estudantes que se preparam para o Enem.
“Tem sido incrível ver, pelo terceiro ano seguido, tantas pessoas interessadas, principalmente estudantes da rede pública, que veem no projeto uma forma de preparação à qual, muitas vezes, eles não têm acesso rotineiramente”, concluiu Melo.
Conteúdo e Transversalidade
O aulão de Ciências Humanas será ministrado pelo professor Vinícius Machado, geógrafo formado pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em gestão de projetos e políticas públicas.
O professor Vinícius Machado ressaltou a importância da área de Ciências Humanas para o resultado final do exame. Segundo ele, os conteúdos representam um quarto da pontuação total, o que é um fator decisivo para o ingresso dos estudantes no ensino superior.
Machado prometeu uma revisão dinâmica, que abordará temas transversais, conectando os conhecimentos da Geografia e da Sociologia. O docente explicou que o foco principal será a compreensão dos contextos sociogeográficos.
“Vamos focar nos contextos sociogeográficos, compreender a relação dos seres humanos com o meio urbano, o meio industrial, o agrário e as relações ambientais. Quando a gente parte desse princípio de compreensão, a gente consegue transversalizar com aspectos sociológicos da vida e trazer uma retomada histórica do processo de construção da nossa população, do processo de formação do nosso território, do nosso espaço geográfico”, adiantou Machado.
O projeto de aulões da Biblioteca Nacional tem apresentado alta adesão nos anos anteriores. As edições passadas, focadas em outras áreas do conhecimento, reuniram um total de 429 participantes. Foram 190 inscritos na aula de redação, 139 em matemática e 100 em linguagens.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











