IRPF 2026 deve realizar restituição automaticamente à pequenos contribuintes

Medida visa simplificar processo para 14,7 milhões de pessoas que usam declaração pré-preenchida e recebem apenas salários

Por Kleber Karpov

A Receita Federal anunciou a implementação do programa de Restituição Automática do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) a partir do ano-calendário de 2026, referente ao ano-base 2025. A iniciativa tem como objetivo principal simplificar e acelerar o processo para contribuintes que recebem rendimentos exclusivamente de salários, utilizam a declaração pré-preenchida e indicam uma chave Pix ou conta bancária para o recebimento dos valores.

Para se qualificar para o novo sistema automático de restituição, o contribuinte precisará atender a um conjunto específico de critérios. O primeiro requisito é que sua única fonte de renda declarada seja proveniente de salários. A adesão ao modelo é restrita a esse perfil para garantir a simplicidade da análise fiscal.

Além da natureza do rendimento, é obrigatório o uso da declaração pré-preenchida, ferramenta que já importa dados de diversas fontes para o sistema da Receita. Por fim, o contribuinte deve optar pelo recebimento via Pix, utilizando obrigatoriamente o CPF como chave, ou indicar uma conta bancária de sua titularidade.

Impacto da nova modalidade

A Receita Federal estima que a medida tenha potencial para beneficiar diretamente 14,7 milhões de contribuintes. Esse número representa aproximadamente 43% do total de declarações do IRPF recebidas anualmente pelo órgão, visando um impacto significativo na base de declarantes.

A iniciativa busca reduzir a burocracia e a ocorrência de erros ou omissões durante o preenchimento, fatores que frequentemente levam contribuintes à malha fina. Com a automação, espera-se também diminuir os riscos de fraudes e acelerar o pagamento dos lotes de restituição para este grupo.

Próximos passos

A declaração pré-preenchida é um pilar central da nova sistemática, pois já consolida informações de rendimentos, deduções e dados cadastrais. Ao contribuinte, caberá a tarefa de conferir as informações, complementar eventuais dados pendentes e submeter o documento final.

Embora a implementação esteja confirmada para 2026, a Receita Federal ainda não divulgou o cronograma detalhado de pagamento da restituição para o novo modelo. A expectativa é que mais informações sobre o calendário e os procedimentos operacionais sejam publicadas nos próximos meses.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...