Por Kleber Karpov
A deputada distrital Paula Belmonte (PSDB) entregou, nesta terça-feira (09/Dez), o prêmio da categoria Diamante à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O reconhecimento máximo foi concedido pelo Índice de Transparência do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A CLDF alcançou 95,1% no indicador, consolidando-se entre os legislativos mais transparentes do país.
Liderança e inovação
A parlamentar, que ocupa a 2ª vice-presidência, liderou as ações de transparência ativa da Casa, delegadas pelo presidente Wellington Luiz (MDB). Entre maio e novembro, a gestão implementou uma série de melhorias para ampliar a abertura dos dados públicos.
O Portal de Dados Abertos recebeu novas ferramentas de busca e filtros, além da publicação de todos os conjuntos de dados em formato aberto, conforme exigido pela legislação. Houve também a atualização de 92 bases de séries históricas e a implementação da integração automatizada entre o Portal de Dados Abertos e o Portal da Transparência, aumentando a confiabilidade das informações.
Compromisso reforçado
A conquista do selo Diamante pelo segundo ano consecutivo foi celebrada durante a sessão plenária, que coincidiu com o Dia Internacional de Combate à Corrupção.
“Eu tenho a honra de segurar esse troféu, esse reconhecimento público de que a Câmara Legislativa é uma das mais transparentes do Brasil. É o segundo ano consecutivo que recebemos o selo Diamante”, disse Paula Belmonte.
A parlamentar destacou que o resultado reforça o compromisso da Casa com a integridade e o respeito ao uso do dinheiro público. O avanço institucional foi sustentado pela criação do Grupo de Trabalho de Coordenação – Transparência Ativa (GTC-TA), responsável por garantir o fluxo contínuo e seguro dos dados.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.









