18.5 C
Brasília
05 dez 2025 02:49

Outubro Rosa: Pacientes com câncer de mama têm direito a benefícios do INSS

Por Kleber Karpov

Pacientes em tratamento de câncer de mama, doença com estimativa de 73.610 novos casos no Brasil este ano, têm direito (25/Out) a benefícios previdenciários para garantir a segurança financeira durante o tratamento. Especialistas da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) detalham que, para o auxílio por incapacidade (auxílio-doença), aposentadoria por incapacidade permanente e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), a legislação garante condições especiais, como a dispensa de carência.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta o câncer de mama como o que mais mata mulheres no Brasil. A advogada Danielle Guimarães, vice-presidente da Comissão de Previdência Social Pública da OAB-RJ, destaca que a doença impacta não apenas a saúde física e emocional, mas também a capacidade de trabalho das pacientes.

“Nesse contexto, conhecer os direitos previdenciários é essencial para garantir proteção social, dignidade e amparo durante o tratamento. A legislação brasileira oferece mecanismos específicos de amparo às mulheres acometidas pelo câncer de mama, entre eles o benefício por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e o benefício de prestação continuada (BPC/LOAS)”, diz Danielle Guimarães.

Auxílio por incapacidade

O auxílio por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença, destina-se a seguradas que ficam incapacitadas para suas atividades profissionais por mais de 15 dias consecutivos, devido à doença ou aos efeitos do tratamento.

Danielle Guimarães explica que, nos casos de câncer, não há exigência de carência, conforme previsto na Lei nº 8.213/91. Para o acesso, basta que a paciente mantenha a qualidade de segurada (empregada, contribuinte individual, doméstica, facultativa ou especial) e comprove a incapacidade para o trabalho, mediante laudos, atestados e relatórios médicos detalhados.

Aposentadoria e BPC

Quando o câncer maligno causa incapacidade total e definitiva para o trabalho, a segurada pode requerer a aposentadoria por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez. Neste caso, também não há carência mínima, bastando comprovar a incapacidade total e a qualidade de segurada, o que depende de perícia médica do INSS.

“Estes benefícios garantem dignidade humana e segurança financeira às mulheres que estejam em tratamento enquanto durar a incapacidade ou não podem mais retornar ao mercado de trabalho devido à gravidade da doença”, afirma a advogada previdenciária.

De acordo com Danielle Guimarães, quem não contribui para o INSS e tem câncer de mama pode ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Para ter acesso, é preciso comprovar a vulnerabilidade social, com renda familiar per capita igual ou inferior a um quarto do salário-mínimo, e a deficiência ou impedimento de longo prazo causado pela doença.

Como requerer

O requerimento dos benefícios deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais do INSS: o site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135. A segurada deve reunir documentos de identidade, comprovante de vínculo previdenciário e os relatórios médicos que atestem a doença e a incapacidade. Em caso de negativa, a segurada pode interpor recursos pelas vias administrativa ou judicial.

“Os benefícios de incapacidade temporária e incapacidade permanente representam mais do que uma compensação financeira. São instrumentos de proteção social, dignidade e cuidado com a saúde, permitindo que a mulher se dedique ao tratamento sem preocupações econômicas”, completa Danielle Guimarães.

Outros direitos

A advogada Carolina Mynssen, presidente da Comissão de Direito Médico da OAB-RJ, lembra que a paciente com diagnóstico de câncer tem direito de iniciar o tratamento no SUS em até 60 dias.

“Se ela tem o diagnóstico, ela em até 60 dias tem o direito de iniciar o tratamento. Se isso não acontecer, tem que entrar com ação judicial. A pessoa também tem o direito de fazer o tratamento fora do seu município, caso não tenha especialista na sua cidade. O paciente com doença grave tem também tem o direito de acesso a medicamentos”, disse Carolina Mynssen.

Portadores de doenças graves, como o câncer (neoplasia maligna), também têm direito ao saque do Fundo do Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e à isenção do imposto de renda sobre o salário ou aposentadoria.

“São muitos meses ou anos de tratamento, a pessoa, muitas vezes, não consegue retornar à atividade laboral. Assim, com a isenção do imposto de renda, ela passa a ter menos cortes no rendimento que obviamente vai ser impactado pela necessidade do tratamento”, disse Carolina Mynssen.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...