Por Kleber Karpov
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) iniciou, nesta quarta-feira (24), a operação dos novos ônibus elétricos no Distrito Federal. Os primeiros 12 veículos, de uma frota total de 90 entregue em maio, começaram a circular em quatro linhas que partem da Rodoviária do Plano Piloto. A liberação ocorreu após os ônibus passarem por procedimentos de cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação de validadores para o Sistema de Transporte Público Coletivo.
As quatro linhas iniciais atendem, em conjunto, cerca de 25 mil passageiros por dia. Os trajetos incluem a linha 109.3, que passa pela Esplanada dos Ministérios em direção ao Setor de Autarquias Sul/Pátio Brasil; a 109.4, com percurso pela Esplanada dos Ministérios; a 108.5, que vai até a Rodoferroviária passando pelo Setor Militar Urbano; e a linha 0.110, que atende a região da UnB.
Segundo a titular da Semob-DF, Sandra Holanda, os veículos serão liberados progressivamente até que a totalidade da frota esteja em funcionamento. “A eletrificação da frota permite que o Distrito Federal avance na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) e fortaleça seu o compromisso com a descarbonização, a moblidade inclusiva e as práticas inovadoras e transparentes, reduzindo os impactos ambientais”, explicou a secretária.
Mobilidade sustentável
Com a aquisição dos novos ônibus, importados da China pela empresa Piracicabana, o GDF avança na transição energética da frota. Ao todo, os 90 veículos beneficiarão cerca de 70 mil passageiros por dia, em uma área que realiza aproximadamente 281 viagens diariamente.
Os veículos são 100% elétricos e contam com ar-condicionado, piso baixo, acessibilidade total e sistema de câmeras. A operação é silenciosa, contribuindo para a redução de ruído urbano, e possui zero emissão de poluentes.
O impacto ambiental da nova frota resultará em uma redução de 615 toneladas de CO2 por mês, o que equivale ao benefício gerado pelo plantio de mais de 120 mil árvores por ano.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











