Por Kleber Karpov
A Defesa Civil do Distrito Federal testará no próximo sábado (27/Set) um novo sistema de alertas de desastres, o Defesa Civil Alerta (DCA), que enviará notificações sonoras a celulares mesmo que os aparelhos estejam no modo silencioso. A ferramenta, que utiliza a tecnologia cell broadcast para alcançar todos os dispositivos em uma área de risco, passará a operar em definitivo a partir de 1º de outubro em todo o DF, além dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Desenvolvido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o sistema não exige cadastro prévio e enviará mensagens diretamente para celulares com tecnologia 4G e 5G. A emissão dos alertas no DF será feita pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil por meio da plataforma IDAP, operada apenas por agentes certificados.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, ressalta o alcance da nova tecnologia. “O novo sistema de alertas representa mais proteção para a população. Estamos falando de uma ferramenta simples, gratuita e de enorme alcance, com capacidade de transmitir informações cruciais no momento certo”, destaca.
A iniciativa complementa os canais já existentes, como o envio de SMS, alertas por WhatsApp, Telegram e TV por assinatura. “O DCA não substitui os demais canais de alerta já existentes, mas os complementa. Nós da Defesa Civil do DF estamos aptos a operacionalizar o novo sistema”, explica o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, Sandro Gomes.
Como funciona

A tecnologia cell broadcast permite o envio de notificações em tempo real para todos os celulares compatíveis (sistemas Android e iOS a partir de 2020) localizados na área de risco delimitada pela Defesa Civil. A operacionalização é feita pela Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), que já integra outros canais de comunicação do órgão. O projeto conta com o apoio da Anatel e das principais operadoras de telefonia.
Tipos de alerta
O sistema introduzirá dois novos níveis de prioridade: extremo, para situações de ameaça iminente, e severo, para eventos graves com previsão de ocorrência em até duas horas. “Brasília e mais 12 municípios da Região Centro Oeste vão receber um alerta demonstração, que tem por objetivo informar a população sobre como a ferramenta irá funcionar”, explica Tiago Schnorr, coordenador-geral de monitoramento e alerta da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










