Por Kleber Karpov
Cerca de 2 mil crianças do Distrito Federal e Entorno em situação de vulnerabilidade participaram (10/Dez) de uma tarde especial de atividades no gramado da Arena BRB Mané Garrincha. A programação, parte da campanha Nosso Natal 2025, deve promover encontro com o Papai Noel, apresentações musicais, atividades recreativas e esportivas, além da distribuição de presentes.
A campanha, sob gestão da Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Governo do Distrito Federal (GDF), integra o calendário oficial da capital. A ação é uma parceria com instituições sociais da região.
Compromisso com a esperança
Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF e uma das idealizadoras da ação, destacou a importância de finalizar o ano com a iniciativa. A campanha tem o objetivo de levar felicidade e esperança à vida das crianças.
“Finalizar o ano deixando essa pitada mesmo de esperança e felicidade na vida dessas crianças, mostrando para elas que as lutas e as dificuldades fazem parte da vida, mas o que marca mesmo a nossa caminhada são as pequenas realizações, e que é possível sonhar e realizar os nossos sonhos”, disse Rocha.
Batizada de Operação Natal em Campo e sob o slogan “Quando o coração entra em jogo, todo mundo vence”, a iniciativa surgiu do compromisso da primeira-dama do DF. A ação deve promover transformação social por meio do acolhimento e da oferta de experiências culturais, esportivas e afetivas.
A iniciativa é uma parceria com Cíntia Ramos, mãe do jogador de futebol Endrick, e outros colaboradores. Ramos se expressou emocionada com a possibilidade de ajudar a comunidade.
Programação e engajamento

Entre 14h e 18h, as crianças devem participar de atividades na área externa e no gramado da Arena BRB Mané Garrincha. A programação deve incluir circuito esportivo, ações educativas e recreativas, entrega de medalhas, kits e brindes. O evento deve ter ainda lanche, show do grupo Nossa Cor, presença da banda Menos é Mais e a aguardada chegada do Papai Noel.
O jovem João Vinicius Marques, 10 anos, morador de Ceilândia, um dos participantes, admitiu que conhecer o estádio e jogar no campo é um sonho realizado. Erick Rafael Almeida, 10 anos, de Samambaia, também expressou satisfação.
A campanha Nosso Natal 2025, mais uma vez, conta com uma estrutura na Esplanada dos Ministérios, com visitação gratuita. O espaço deve promover ações natalinas para fomentar saúde, educação, bem-estar, desenvolvimento social, cultura, trabalho, lazer e esporte.
O espaço, com 64.590 m², deve ter a árvore principal, ponto central da vila cenográfica, a Vila dos Doces (com nove casinhas de 11 m²) e a Vila dos Elfos (formada por oito casinhas de 11 m²). Há ainda praça de alimentação, área do teatro infantil e das oficinas criativas, pista de gelo, roda-gigante, carrossel, Casa do Papai Noel e palco principal (de 50 metros de largura e 800 m²).
O palco deve receber apresentações de artistas locais e atrações especiais. O funcionamento ocorre diariamente entre 17h e 23h. Protocolos de segurança determinam pausas obrigatórias em caso de chuva.
O Decreto nº 46.115, de 12 de agosto de 2024,, instituiu que o projeto deve promover ações natalinas para pessoas em situação de vulnerabilidade social do DF. A norma instituiu ainda as campanhas Agasalho Solidário, Vem Brincar Comigo e Solidariedade Salva.
Outra iniciativa da campanha é a ceia natalina nos restaurantes comunitários do DF, que deve ocorrer em 17 de dezembro. A população deve apreciar receitas típicas da festividade e atrações musicais ao preço de R$ 1,00.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










