Por Kleber Karpov
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) reforçou, neste 20 de outubro (segunda-feira), Dia Mundial de Combate ao Bullying, o seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes. As ações coordenadas pela pasta, que incluem o Programa Cidadania nas Escolas e uma parceria com a SaferNet Brasil, já beneficiaram mais de 17 mil alunos de 50 escolas públicas do DF, promovendo ambientes escolares mais seguros, empáticos e inclusivos.
A Sejus-DF é responsável pelas políticas públicas voltadas aos direitos da criança e do adolescente e ao apoio às vítimas de violência. O Cidadania nas Escolas, criado em 2023, é uma das principais iniciativas do Governo do Distrito Federal (GDF) no enfrentamento ao bullying e ao cyberbullying, tendo atendido mais de 3 mil alunos exclusivamente nessas ações preventivas.
As atividades do programa incluem palestras, bate-papos, dinâmicas, teatro, música, cine-debates e contação de histórias, com o objetivo de fortalecer a cultura de paz e os valores da convivência respeitosa.
“A escola é um dos primeiros espaços de convivência social e precisa ser também um ambiente de empatia, acolhimento e respeito. O combate ao bullying começa com diálogo e conscientização, e o Cidadania nas Escolas tem mostrado resultados muito positivos nesse sentido”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.
Prevenção e Transformação
Executado em parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), o Cidadania nas Escolas aborda temáticas de cidadania e direitos humanos, incluindo violência contra a mulher, tráfico de pessoas, violência sexual infantil e racismo. As ações envolvem alunos, professores e a comunidade escolar, fortalecendo a rede de proteção. Escolas interessadas podem solicitar atividades pela Diretoria de Prevenção e Combate à Violência.
A coordenadora do programa, Thalita Carrijo, ressalta que o projeto estimula o diálogo. “Muitos alunos, depois de participar das dinâmicas, procuram professores e coordenadores para relatar situações que estão vivendo. Isso mostra a importância do programa, que oferece aos estudantes algo que ninguém pode tirar: o conhecimento”, destacou Thalita Carrijo.
Heitor Sousa, aluno do 9º ano do Colégio Cívico-Militar 308 do Recanto das Emas, relatou o que aprendeu: “Percebi que pequenas atitudes, às vezes, machucam muito. Aprendi a respeitar mais e a pensar antes de brincar com alguém. Agora tento ajudar quem passa por isso na escola.”
Davi Lucas Matos, de 62 anos, pai do estudante Daniel Matos, de 11 anos, reconheceu a importância da iniciativa. “Foi muito importante esse aprendizado. A gente educa em casa, mas é necessário que ele também tenha essa noção dentro da escola. O que ele aprendeu neste projeto é para sempre”, afirmou.
As ações envolvem alunos, professores e toda a comunidade escolar, fortalecendo a rede de proteção e o protagonismo juvenil. Escolas interessadas em participar podem solicitar atividades pelo e-mail [email protected]
Segurança no Ambiente Digital
Desde setembro de 2024, a Sejus-DF mantém uma parceria com a SaferNet Brasil, organização de defesa dos direitos humanos na internet. O acordo, intitulado “Juntos por uma Internet Mais Segura para Crianças e Adolescentes”, foca no uso responsável da rede e no combate ao cyberbullying.
A parceria inclui a produção de materiais educativos, campanhas, capacitação de profissionais e distribuição de conteúdos licenciados pela SaferNet. Em abril deste ano, representantes da Sejus promoveram o curso “Segurança e Cidadania Digital”, com 958 participantes. Em setembro, o evento “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula” teve mais de 5 mil inscritos, voltado para professores e conselheiros tutelares.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










