Por Kleber Karpov
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) encerrou a Semana Nacional do Trânsito 2025 com uma megaoperação da Lei Seca, na noite de sexta-feira (26/Set), em Taguatinga. A ação resultou na abordagem de 350 veículos, com 65 motoristas flagrados sob efeito de álcool, 15 condutores inabilitados e seis com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. A fiscalização, que contou com o apoio da Polícia Militar (PMDF), culminou na prisão em flagrante de duas pessoas por crime de alcoolemia.
Durante a blitz, as equipes de fiscalização também autuaram dois motoristas com o direito de dirigir suspenso e removeram 12 veículos ao depósito. Além disso, quatro carros foram notificados por circularem com escapamentos adulterados, em desacordo com as normas de trânsito.
Imprudências
Um caso chamou a atenção dos agentes durante a operação. O motorista de um Gol branco, autuado por dirigir sem habilitação e por se recusar a fazer o teste do etilômetro, contratou um condutor de aplicativo para retirar o veículo. Contudo, a poucos quilômetros do local, o motorista de aplicativo devolveu a direção ao infrator. Ambos foram novamente abordados, resultando na prisão em flagrante do motorista de aplicativo por entregar o veículo a pessoa alcoolizada. O condutor original foi autuado mais uma vez.
O artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tipifica como crime permitir, confiar ou entregar a direção a pessoa não habilitada ou que não esteja em condições de conduzir com segurança, com pena de detenção de seis meses a um ano, ou multa.
Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, a operação reforça a importância do trabalho ostensivo. “A Semana Nacional de Trânsito terminou com uma grande operação, que mostrou de forma clara o quanto o esforço integrado salva vidas. Nossa prioridade é retirar das vias aqueles que oferecem risco”, destacou. A ação mobilizou um efetivo de 18 viaturas, cinco guinchos e uma aeronave.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










