Por Kleber Karpov
A campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos foi prorrogada até o dia 31 de dezembro em todo o país. A medida visa alcançar indivíduos que não se imunizaram na faixa etária padrão ou que não possuem comprovação vacinal, com o objetivo de ampliar a proteção contra doenças graves associadas ao vírus. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em outros postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem pode se vacinar
A estratégia de resgate amplia temporariamente o público-alvo da imunização. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, a aplicação da vacina contra o HPV é rotineiramente indicada para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos. A prorrogação até o final do ano garante uma nova oportunidade para que o grupo de 15 a 19 anos que não recebeu o imunizante possa se proteger.
Além desses grupos, a vacina também está disponível para populações específicas, como pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e pessoas com papilomatose respiratória recorrente. Os cidadãos podem verificar sua situação vacinal por meio do aplicativo Meu SUS Digital.
Prevenção e riscos
O papilomavírus humano é uma infecção sexualmente transmissível que afeta pele e mucosas, estando entre as mais comuns no mundo. Existem mais de 200 tipos do vírus, sendo que alguns podem provocar verrugas anogenitais, enquanto outros estão associados a diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A imunização é considerada a principal forma de prevenção contra as doenças causadas pelo HPV. O método é complementado pelo uso de preservativos, que reduzem o risco de transmissão. O tratamento para a infecção por HPV é ofertado pelo SUS e requer avaliação de um profissional de saúde para a definição da conduta mais segura e eficaz.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













