Por Kleber Karpov
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou o Edital de Concorrência Eletrônica nº 90028/2025, dando início ao processo licitatório para a construção da nova ponte da Barragem do Paranoá e do sistema viário associado sobre a Estrada Parque Contorno (DF-001). A obra tem um valor estimado de investimento de R$ 709 milhões, com a previsão de que o tráfego diário atinja aproximadamente 60 mil veículos após a conclusão.
O projeto de engenharia engloba a execução da ponte principal no método de balanços sucessivos, além de ciclovia e obras complementares. A ponte deve ter 855 metros de extensão e 35 metros de largura, contando com passagens específicas para pedestres e ciclistas. O escopo inclui ainda a construção de três viadutos, drenagem, sinalização, obras ambientais e dispositivos de mobilidade e acessibilidade.
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, comemorou a iniciativa, classificando-a como a solução de um problema histórico. “Desde a inauguração de Brasília e, consequentemente, do lago e da Barragem do Paranoá, o trecho da rodovia DF-001 atravessa sobre a barragem. Inicialmente, isso deveria acontecer de forma provisória até que fosse construída uma ponte definitiva, e esse problema está chegando ao fim”, disse Fauzi Nacfur Júnior.
Licitação e prazo de execução
A sessão de disputa de preços da concorrência eletrônica está agendada para 9 de março de 2026, às 10h. Após a disputa, devem ser divulgadas as empresas habilitadas e, em seguida, declarada a empresa vencedora do certame.
O trâmite licitatório final deve levar aproximadamente 60 dias. A última fase do processo será a assinatura do contrato e, na sequência, a ordem de serviço, que deve autorizar o início imediato dos trabalhos. Após o começo das obras, a empresa vencedora deve ter 48 meses consecutivos para executar todo o serviço.
O presidente do DER-DF também destacou os benefícios da obra para a segurança e para o turismo do Distrito Federal. “A ponte deve trazer muito mais segurança para a barragem, além de se tornar um novo ponto turístico para nossa capital federal”, concluiu.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










