19.5 C
Brasília
13 jul 2025 21:14

Hackathons da Segurança Pública reúnem 747 participantes na Campus Party

Desafios prosseguem até este sábado (21), véspera de encerramento do encontro

Com 747 pessoas inscritas, os hackathons lançados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) durante a Campus Party 2025 alcançaram adesão expressiva. Os desafios seguem até este sábado (21) e têm como objetivo fomentar soluções tecnológicas aplicáveis à segurança pública do DF. As melhores propostas serão avaliadas por uma banca técnica e poderão ser adotadas como ferramentas inovadoras dentro da própria SSP-DF.

Painéis mostram o sistema de monitoramento e outras ações importantes desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública e forças correlatas | Fotos: Divulgação/SSP-DF

Desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), as competições foram organizadas em três eixos temáticos estratégicos: Cidade Mais Segura, Cidadão Mais Seguro e Mulher Mais Segura. Cada eixo propõe um problema real a ser resolvido com o apoio de inteligência artificial, ciência de dados, engenharia de software e segurança digital. Os vencedores serão anunciados ao fim do evento.

Robô interage com servidores da Segurança Pública durante Campus Party: tecnologias apresentadas focam segurança digital

“É uma oportunidade concreta de conectar inovação e segurança pública e de transformar criatividade em política pública”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “As ideias que surgirem nesses desafios poderão se transformar em políticas reais de proteção à população do DF.”

Estande interativo

Além dos hackathons, a SSP-DF apresenta um estande interativo com exposições de viaturas e aeronaves, além de demonstrações de tecnologias já utilizadas pelas forças de segurança, como drones, sistemas de georreferenciamento, aplicativo 190 e o programa Viva Flor. Essas atividades seguem até domingo (22), na Arena BRB.

O estande da SSP-DF tem programação especial dedicada a cada uma das forças envolvidas: Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

“Trabalhar com o setor tecnológico significa abrir as portas para a inovação colaborativa”, ressalta o secretário-executivo de Gestão Integrada, Bilmar Angelis. “É uma forma de engajar a juventude e atrair soluções criativas para problemas reais da cidade. A segurança pública do DF está preparada para se reinventar com o apoio da sociedade e da ciência.”

Destaques

Aeroportos da região Centro-Oeste movimentaram mais de 9,7 milhões de passageiros entre janeiro e maio deste ano

Entre janeiro e maio deste ano, a região Centro-Oeste...

Na Hora ultrapassa 1 milhão de atendimentos em 2025 e amplia rede no DF

Por Karol Ribeiro O Na Hora ultrapassou a marca de...

Pró-Jovem Digital oferece cursos gratuitos de empreendedorismo digital

Estão abertas as inscrições para o Pró-Jovem Digital, programa...

Fred Linhares destina R$ 5 milhões para fundação de Alagoas atuar em projeto de combate a dengue no DF

Por Kleber Karpov A imprensa noticiou durante a semana, a...