Por Kleber Karpov
A Nelson Wilians Advogados (NWADV), uma das maiores bancas de advocacia do país, emitiu, na terça-feira (02/Set), um alerta nacional sobre o uso indevido de nome e imagem por grupos fraudulentos. Essas organizações, que se autodenominam “consultorias”, estariam se apresentando falsamente como “parceiros”, “representantes” ou “escritórios de apoio administrativo” para induzir clientes e empresas ao erro. A prática se insere em uma modalidade de golpe cada vez mais comum no Brasil, conhecida como “golpe do falso advogado”.
O escritório esclareceu que não possui qualquer tipo de vínculo com esses grupos e já está adotando as medidas judiciais e administrativas cabíveis para responsabilizar os envolvidos. O objetivo é impedir que a falsa associação com a marca NWADV continue a ser explorada para prejudicar terceiros.
“Estamos diante de uma tentativa clara de golpe, que pode causar prejuízos significativos a quem acreditar nessa falsa associação. Nosso compromisso é proteger nossos clientes e garantir que nossa marca continue sendo sinônimo de ética, excelência e seriedade na advocacia”, destacou a administração da NWADV em comunicado.
Um golpe generalizado
A fraude que atinge a NWADV é parte de um fenômeno mais amplo. Criminosos têm utilizado nomes de escritórios de advocacia de renome para aplicar golpes em todo o país. O modo de operação geralmente envolve o contato com pessoas que possuem processos na justiça, utilizando informações reais para dar credibilidade à abordagem e solicitar pagamentos indevidos, como falsas custas processuais ou taxas para liberação de valores.
Diversas entidades, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), têm alertado para o aumento desse tipo de crime, que se aproveita da confiança que as vítimas depositam nos escritórios que as representam.
Canais oficiais
Para evitar cair no golpe, a Nelson Wilians Advogados reforça que todos os seus atendimentos são realizados exclusivamente por meio de canais institucionais e corporativos. A banca orienta que qualquer pessoa que receba um contato suspeito em nome do escritório não prossiga com a comunicação e denuncie imediatamente por meio do e-mail oficial da ouvidoria: [email protected].
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










