24.5 C
Brasília
10 mar 2026 11:58

GDF participa do 1º Encontro da Empregabilidade Feminina na Câmara dos Deputados

Iniciativa discute parceria que reserva vagas para mulheres vítimas de violência em contratos terceirizados

Por Kleber Karpov

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) participou, nesta segunda-feira (09/Mar), do 1º Encontro da Empregabilidade Feminina na Câmara dos Deputados. O evento serviu como plataforma para a Assessoria Especial de Empregabilidade para a Mulher apresentar a servidores e gestores de contrato os detalhes da parceria firmada por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 179/2025, que visa ampliar as oportunidades de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Autonomia econômica

Desde o início da atual gestão, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem focado na empregabilidade feminina como ferramenta para combater a violência doméstica. A iniciativa já resultou em 14 acordos de cooperação técnica, que garantiram emprego formal a 365 mulheres vítimas de violência. Elas recebem acompanhamento de equipes multidisciplinares, compostas por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Para a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a independência financeira é um fator decisivo para que mulheres possam romper ciclos de abuso. A autonomia econômica, segundo ela, oferece as condições necessárias para uma reestruturação de vida com dignidade.

“Uma mulher com emprego, renda e independência financeira tem mais condições de se libertar de relações abusivas e recomeçar a vida com dignidade. Essa ação fortalece uma política pública que salva vidas”, afirmou.

Cooperação técnica

Os acordos de cooperação técnica (ACTs) determinam que empresas com contratos de serviços contínuos junto ao poder público reservem entre 2% e 8% das vagas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O acordo com a Câmara dos Deputados, assinado em dezembro de 2025 pela secretária da Mulher, Giselle Ferreira, e pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Carlos Veras, estabelece uma cota mínima de 2%.

Durante o encontro, Giselle Ferreira destacou a importância da parceria para criar novas oportunidades. A secretária ressaltou que a dependência financeira é uma das facetas da violência de gênero, e que o trabalho da pasta busca transformar essa realidade por meio de ações concretas de empregabilidade.

“Este encontro representa um passo importante para ampliar oportunidades e construir novos caminhos para mulheres do Distrito Federal. Sabemos que a violência contra a mulher não é apenas física ou psicológica; muitas vezes, ela também está associada à dependência financeira. Por isso, a Secretaria da Mulher tem trabalhado para transformar essa realidade”, acrescentou.

Política de inclusão

A política de empregabilidade do GDF vai além do atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Os acordos também preveem a inclusão de outros grupos em situação de vulnerabilidade social. Entre os beneficiados estão mulheres em situação de rua, pessoas trans e travestis, quilombolas, indígenas e refugiadas.

A iniciativa faz parte de um conjunto de políticas do governo local que visam promover a autonomia econômica e fortalecer a rede de proteção às mulheres no Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Março Mais Mulher reforça visibilidade e inclusão de mulheres com deficiência no DF

Por Kleber Karpov Como parte da programação do Março Mais...

STF suspende medidas federais que possam interromper serviços de saúde no Piauí

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Justiça STF julga deputados do PL por suspeita de propina em emendas réus cobraram R$ 1,6

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Terceiro lote do Cartão Uniforme Escolar para novos beneficiários é creditado

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Quatro acusados por campanha de ódio contra Maria da Penha viram réus

Por Kleber Karpov A Justiça do Ceará acolheu uma denúncia...

Guerra no Irã: preço do petróleo dispara e atinge maior valor desde 2022

Por Kleber Karpov A escalada da guerra entre o Irã...

Escritório ligado à família de Alexandre de Moraes nega atuação no STF

Por Kleber Karpov O escritório de advocacia Barci de Moraes,...

Destaques

Queda de 62,4% nos casos suspeitos demonstra sucesso em estratégias adotadas no combate a dengue no DF

Por Gabriel Silveira O Distrito Federal registrou uma queda de...

Março Mais Mulher reforça visibilidade e inclusão de mulheres com deficiência no DF

Por Kleber Karpov Como parte da programação do Março Mais...

STF suspende medidas federais que possam interromper serviços de saúde no Piauí

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Justiça STF julga deputados do PL por suspeita de propina em emendas réus cobraram R$ 1,6

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Terceiro lote do Cartão Uniforme Escolar para novos beneficiários é creditado

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...