Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu, em 2025, mais de R$ 2,3 milhões na modernização da rede de odontologia pública da capital, com a aquisição de 1.304 novos equipamentos. A iniciativa tem como objetivo ampliar e qualificar o atendimento nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O investimento permitiu a reestruturação de unidades como o CEO da 712/912 Sul, que atende pacientes como a dona de casa Maria Aparecida da Silva, de 63 anos. Moradora do Recanto das Emas, ela foi encaminhada ao centro para tratamento e confecção de uma nova prótese dentária. “Quando me falaram que eu poderia ganhar a prótese do GDF, fiquei aliviada. Aqui eu sempre fui muito bem atendida”, relatou a paciente.
Para a gerente de Serviços de Odontologia, Daniela Marques de Sousa, a modernização dos equipamentos é fundamental para entregar mais qualidade no atendimento dos usuários. “Aqui no centro, todos os consultórios foram reformados. Os aparelhos de tomografia e raio-X digital foram substituídos. Isso é fundamental para proporcionar mais conforto, tanto aos pacientes quanto aos profissionais”.
Além da compra de equipamentos, a Secretaria de Saúde (SES-DF) formalizou um novo contrato para serviços de laboratório de prótese dentária e expandiu o contrato de manutenção de equipamentos odontológicos para 100% da rede. Cinco novas unidades odontológicas móveis, enviadas pelo Ministério da Saúde, também entraram em funcionamento.
Atendimento especializado
No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o serviço de odontologia foi ampliado com a criação de novas especialidades, como odontologia hospitalar e cirurgia bucomaxilofacial. A unidade recebeu o primeiro tomógrafo Cone Beam da rede, o que permitiu a implantação da segunda residência em radiologia odontológica do Brasil.

A chefe do serviço de Odontologia do HRSM, Erika Maurienn, destacou o crescimento do setor. “Hoje, o hospital conta com uma gama de especialistas de alto nível que impulsionaram a criação de novos serviços”, disse a cirurgiã-dentista.
O Hospital de Base, referência em alta complexidade, também recebeu novos equipamentos, incluindo cadeiras odontológicas e aparelhos de laserterapia. A unidade aguarda a chegada de um tomógrafo odontológico e impressoras 3D, que auxiliarão em reconstruções faciais complexas e planejamentos cirúrgicos.
Ampliação do acesso
Nas UPAs de Porte III, o horário de atendimento odontológico foi estendido, passando a funcionar das 16h às 22h, de segunda a sexta-feira. A medida já está em vigor em unidades como as de Samambaia, Recanto das Emas e Ceilândia I, e realizou, de janeiro a agosto de 2025, cerca de 3.240 atendimentos de urgência.
O GDF também mantém o projeto “Restaurando Sorrisos”, que oferece tratamento odontológico gratuito a mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio de uma unidade móvel. Lançado em março, o programa já realizou mais de 5 mil atendimentos.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










