Por Kleber Karpov
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, assinou, na terça-feira (14/Out), a ordem de serviço para a pavimentação da via de acesso à Escola Classe Aguilhada, em São Sebastião. A obra, parte do programa Caminho das Escolas, receberá um investimento de R$ 3,6 milhões e beneficiará estudantes, educadores e produtores rurais da região.
O projeto prevê a pavimentação de quatro quilômetros do trecho que liga a BR-251 à entrada da unidade de ensino, além da implantação de um sistema de drenagem e de sinalização. A iniciativa deve gerar 50 empregos diretos e representa um avanço significativo para a comunidade escolar.
“Trazer quatro quilômetros de asfalto para uma escola rural é trazer cidadania para as crianças que todos os dias pegavam uma estrada de terra. Ou era poeira ou era lama, e essa realidade vai mudar. Estamos prestigiando aquilo que entendemos como sendo a mola que vai desenvolver a sociedade, que é a educação”, destacou a governadora em exercício, Celina Leão.
Benefícios
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, informou que, desde 2019, o programa Caminho das Escolas já pavimentou quase 100 quilômetros de acessos a unidades de ensino. “Significa saúde para as nossas crianças”, ressaltou o gestor.
A Escola Classe Aguilhada atende 168 estudantes da educação infantil e do ensino fundamental. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, lembrou as dificuldades enfrentadas no transporte escolar. “Imagine um ônibus subir uma ladeira sem asfalto na chuva. O ônibus atola. Então, tudo isso é dignidade tanto para os estudantes e suas famílias quanto para quem trabalha nas escolas do campo”, reforçou a secretária.
A obra beneficiará também as cerca de 500 famílias que vivem na região, facilitando o escoamento da produção agrícola, que abastece, inclusive, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O produtor rural Giliardi Bento comemorou a chegada do asfalto. “Meus filhos estudaram aqui e, na época, tínhamos problemas com atoleiro de ônibus, era uma complicação. Hoje, com a vinda desse asfalto, vai ser uma bênção enorme aqui para a nossa região. É o progresso chegando na Aguilhada”, celebrou o morador.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













