18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:59

Em audiência pública na CLDF, idosos reivindicam visibilidade e enfrentamento ao preconceito

Martins Machado defendeu a conscientização sobre as formas de preconceito e violência contra a pessoa idosa

Visibilidade e enfrentamento ao preconceito e à violência contra a pessoa idosa foram pleitos de participantes de audiência pública da Câmara Legislativa na manhã desta quarta-feira (1º). O evento, mediado pelo deputado Martins Machado (Republicanos), foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e Youtube. Machado, que é presidente da Frente Parlamentar do Idoso da CLDF, defendeu a conscientização sobre as formas de preconceito e violência contra a pessoa idosa, como desrespeito, negligência, privação, violação e injustiças, bem como a aplicabilidade dos direitos desse segmento.

Na avaliação da defensora pública Bianca Cobucci Rosière, as “curatelas indevidas são violações de direitos humanos das pessoas idosas e devem ser vistas como violência”. Para ela, que é da Central Judicial do Idoso do TJDFT, esse instrumento é uma medida excepcional. “Na curatela, o idoso fica mais vulnerável e propício a sofrer violência de todas as formas”, explicou. Ao afirmar que a Defensoria apoia a tomada de decisões pelo idoso, ela rechaçou as inúmeras ações de curatela ajuizadas por familiares de idosos de forma desnecessária. A defensora considera que atualmente existe uma “cultura de interdição” em flagrante preconceito contra a pessoa idosa.

O fato de os próprios familiares serem os agressores aumenta a complexidade do atendimento aos idosos, segundo a delegada-chefe adjunta da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), Cyntia Cristina Carvalho e Silva. Ela enfatizou que, embora as demais delegacias façam registros de ocorrência, a Decrin, que fica no Parque da Cidade e está aberta de segunda a sexta-feira, é especializada e “está pronta para acolher as pessoas idosas e seus familiares”.

Nesse sentido, a delegada anunciou o lançamento de um Procedimento Operacional Padrão (POP), com trabalho em rede voltado ao segmento, no próximo dia 10, às 14h, no auditório da Polícia Civil.

Pandemia

Cerca de 70% das vítimas de Covid-19 no DF são pessoas idosas, destacou o militante do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Jairo de Souza, ao lembrar que há cerca de 360 mil idosos – com 60 anos ou mais – no DF, o que representa mais de 10% da população. “A pandemia atingiu frontalmente esse grupo”, afirmou.

Segundo Jairo, não houve política pública voltada ao segmento durante a pandemia, especialmente na rede pública de saúde do DF, onde há apenas dez geriatras para atender toda população. Ele protestou ainda contra o baixo orçamento destinado a esse público.

“Existe uma invisibilidade da pessoa idosa”, concluiu Jairo de Souza, ao indagar: “Que políticas públicas nós temos e precisamos?”

Por sua vez, o também militante do fórum, Everardo Lopes, sugeriu campanhas unificadas entre os instrumentos públicos e civis para dar visibilidade às diversas formas de violências contra o idoso, ao citar a patrimonial e o ageísmo, bem como para valorizar o potencial do segmento. Da Secretaria de Desenvolvimento Social, Maíra Valadares relatou a intenção da pasta de otimizar os equipamentos públicos para o atendimento integral e defendeu a atuação em rede das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

A revitalização do Conselho dos Direitos do Idoso do DF foi a demanda de Otávio Nóbrega, que narrou as dificuldades da entidade, a exemplo da equipe reduzida, que não consegue oferecer atendimento adequado. Também lamentou a atual situação do Conselho dos Direitos do Idoso o coordenador-geral do Programa Nacional de Capoterapia, Gilvan Alves de Andrade. Entre outros pleitos, ele solicitou mais profissionais de Educação Física para atender aos idosos. Por outro lado, ele agradeceu o apoio de Martins Machado à expansão da capoterapia no DF, ao destinar emenda parlamentar a fim de propiciar a capacitação de profissionais.

Conscientização

Entre os diversos questionamentos e demandas de participantes, Mari Ribeiro de Paula, da Associação dos Idosos de Taguatinga, pleiteou equipamentos de informática para possibilitar a inclusão digital de idosos. Já a representante do coletivo Filhas da Mãe, Cosette Castro, ao elogiar a Lei 6926/2021, da CLDF, que trata sobre prevenção e tratamento de pessoas com demências e Alzheimer, pleiteou a derrubada dos vetos parciais à matéria. Outros idosos solicitaram providências para aumentar a conscientização sobre as questões do segmento.

Quanto a esse aspecto, o deputado Martins Machado citou projeto de lei de sua autoria a fim de substituir o pictograma atual de sinalização em serviços prioritários a pessoa idosa pela imagem de uma pessoa ereta com a sinalização “60+”. “A bengala não nos representa”, argumentou.

Machado solicitou aos participantes que encaminhem propostas relacionadas aos idosos ao seu gabinete parlamentar, e adiantou que as demandas apresentadas durante o evento serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.

FonteCLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...