Por Kleber Karpov
O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), lançou o serviço Disque-Cerrado na região administrativa. A iniciativa, parte das ações do Mês do Cerrado, permite que qualquer morador solicite gratuitamente o plantio de até três mudas de árvores nativas, com o objetivo de promover a restauração ecológica e a conscientização ambiental.
O projeto remove barreiras para a ação cidadã, como destacou a vice-governadora Celina Leão. “Ao levar o apoio técnico e as mudas nativas gratuitamente, estamos removendo barreiras e garantindo que o interesse genuíno da população em cuidar do meio ambiente se transforme em uma ação concreta e bem-sucedida. É uma iniciativa que ensina o plantio e o cuidado”, ressaltou.
Como solicitar o plantio
Os interessados devem preencher um formulário eletrônico, informando seus dados e a localização desejada para o plantio. A equipe técnica do projeto, que cultiva as mudas no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), organiza os plantios por área, otimizando os deslocamentos quando há um mínimo de 10 mudas solicitadas em um raio de um hectare.
O plantio segue protocolos técnicos, com adubação e aplicação de um gel especial que permite o cultivo em qualquer época do ano. Após o procedimento, o morador recebe uma cartilha com orientações sobre os cuidados necessários com a nova árvore.
Revitalização do Cerrado
O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, enfatizou a importância da ação. “É importante reflorestar e mostrar a revitalização do Cerrado. Sem Cerrado não tem água, e sem água não tem vida”, afirmou. Cada árvore nativa adulta pode absorver cerca de 25 kg de dióxido de carbono por ano, além de oferecer sombra, frutos e ajudar a evitar erosões.
A meta inicial do projeto é plantar mil árvores na região. “Já produzimos quase 10 mil mudas e agora estamos indo além. Quem quiser adotar uma árvore do Cerrado, nós plantamos para você”, complementou a coordenadora do projeto, Luana da Mata.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










