DF é condenado a providenciar vaga em creche por não contemplar filho de trabalhadora

A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por unanimidade, deu provimento ao recurso e determinou que o Distrito Federal providencie a matrícula da autora em creche pública ou conveniada, perto de sua residência, sob pena de multa.

A autora ajuizou ação para assegurar seu direito à vaga em creche da rede pública do DF, preferencialmente, próxima à sua residência, alegou que não tem condições de arcar com uma creche particular e que fez o pedido administrativo da vaga, mas o mesmo foi negado.

O DF apresentou contestação na qual defendeu que o pedido da autora não pode ser atendido, pois implica em violação ao princípio da isonomia e da impessoalidade, e afirmou a inexistência de vagas em creche que possam atender a menor.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios se manifestou pela procedência do pedido da autora.

A sentença proferida pelo Juízo da 7 ª Vara da Fazenda Pública do DF julgou improcedente o pedido.

A autora apresentou recurso, e os desembargadores entenderam por reformar a sentença e ressaltaram o dever constitucional do Estado em assegurar às crianças e aos adolescentes o direito à educação: “Nesse sentido, confira-se a jurisprudência sedimentada na Corte Superior de Justiça, que, alinhada com os esteios constitucionais, confere a mais ampla e irrestrita interpretação ao Estatuto da Criança e do Adolescente no sentido de assegurar a esses vulneráveis a efetiva prestação dos serviços educacionais basilares, acentuado que a oferta insuficiente de vagas consubstancia ofensa ao direito subjetivo das crianças em obterem a assistência do estado”.

Fonte: TJDFT

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...