28.5 C
Brasília
09 dez 2024 11:09


Cristiano Zanin, ministro do STF, é homenageado com o título de Cidadão Honorário de Brasília

O homenageado se comprometeu a contribuir para uma Brasília "cada vez mais justa e acolhedora”

Por Franci Moraes

Com a presença de autoridades dos três poderes, a Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin Martins, na noite desta segunda-feira (21), no plenário, em sessão solene transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

O autor da homenagem, deputado Hermeto (MDB), destacou que Zanin é “uma das mais proeminentes figuras da justiça brasileira contemporânea”, cuja trajetória é marcada pela defesa intransigente dos direitos fundamentais e pelo fortalecimento das instituições democráticas brasileiras. Ele discorreu sobre a “brilhante carreira” do homenageado, “pautada pelo respeito às leis e aos direitos humanos”.

Segundo o parlamentar, ao receber o título, Zanin reafirma não apenas seu vínculo com Brasília, que abriga as instituições, mas também com cada cidadão que acredita na força da justiça como instrumento de transformação social.

Mulheres policiais

Hermeto citou que o ministro foi o responsável pela quebra da cláusula de barreira em concurso público da Polícia Militar do DF (PMDF), o que “permitiu às mulheres competir em igualdade com os homens”. Em agradecimento, alunas do curso de formação da PMDF, CFP 11, presentes nas galerias do plenário, entregaram uma placa em homenagem ao ministro Zanin e ao secretário da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha, que frisou a importância de Zanin para a segurança pública do DF.

Nesse contexto, a chefe do Departamento de Educação e Cultura da Polícia Militar do DF e reitora do Instituto Superior de Ciências Policiais, coronel Karla Menezes, agradeceu a Zanin pela “sensibilidade” nessa questão, “em nome de todas as mulheres que vestem e sonham em vestir essa farda”.

Brilhantismo

Coautor da homenagem, o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), em mensagem lida em plenário, referiu-se a Zanin como “grande merecedor” do título. Por sua vez, o deputado Chico Vigilante (PT), exaltou a “garra e o brilhantismo” do ministro. “A Casa fica engrandecida pela concessão desse título”, acrescentou.

Trabalho pela democracia

Nesse sentido, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que o título se trata de “um reconhecimento a mais um filho que Brasília recebe”, representando uma justa homenagem “a um dos maiores juristas do País”.

Para o governador, a atuação de Zanin no STF anuncia um “grande trabalho pela democracia”.

Entre os atributos do homenageado, o advogado-geral da União, Jorge Messias, mencionou “o coração voltado à defesa da justiça social” e “o desejo de construir um País mais justo e democrático”.

Por sua vez, o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Casemiro Belinati, retratou Zanin como “um dos homens mais importantes do Brasil”. Ele salientou a presença da esposa do homenageado, a advogada Valeska Zanin Martins, que “dignifica a solenidade”, estendo o título à família.

Cumprimentaram o homenageado pela honraria o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), Sérgio Rocha, e o procurador-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur. “O ministro Zanin engradece ainda mais essa cidade, tão querida por todos nós”, pontuou Seigner.

Agradecimento

“Esse título me deixa muito honrado e dignificado”, agradeceu o ministro Zanin. Ele narrou que desde o início de sua trajetória profissional, Brasília tem marcado sua história.

“Brasília reforça sua vocação para agregar e unir brasileiros”, declarou, ao afirmar que, “ao longo de seus 64 anos, a cidade tem sido local de grande acolhida e generosa oportunidade para todos”. Por fim, o ministro anunciou: “Honrarei o título de Cidadão Honorário e contribuirei para que Brasília seja cada vez mais justa e acolhedora”.

Participaram da sessão solene, que contou com apresentação da banda da Polícia Militar do DF, diversas autoridades, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias Ribeiro; o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos; o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel; o subdefensor público-geral, Fabrício Rodrigues; o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar; a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani; o presidente do PSD-DF, Paulo Octávio, além de representantes de entidades, como da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).