25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:39

Confirmados dois casos de infecção por covid-19 pela variante Ômicron no DF

Infectados são acompanhados pelo Cievs-DF, que também monitora as pessoas que estavam próximas dos indivíduos durante o voo para Brasília

A Secretaria de Saúde confirmou, nesta quinta-feira (2), a infecção de duas pessoas por covid-19 com a variante Ômicron – detectada pela primeira vez na África do Sul. São dois homens que vieram em voo daquele país ao Brasil, em 27 de novembro, e que embarcaram posteriormente, no mesmo dia, em outro avião de Guarulhos para Brasília.

Eles estavam no mesmo voo em que dois passageiros também testaram positivo para covid-19, e que na amostra genética foi detectada a presença da variante africana.

De acordo com a chefe do Cievs-DF, Priscilleyne Reis, o processo de investigação contou com a colaboração do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Tão logo surgiu a informação desses dois casos suspeitos da nova variante, o Cievs recebeu a notificação de que os dois viajantes de Brasília estavam no mesmo voo do caso confirmado de São Paulo. Os dois passageiros foram testados. Um, dado positivo para a covid-19, sendo encaminhado imediatamente a amostra para o sequenciamento, e a gente iniciou o nosso protocolo de vigilância para novas variantes”, explica.

A chefe do Cievs-DF também informou que o segundo caso testou negativo no primeiro exame. “Ambos estavam assintomáticos. Seguindo nossa orientação, o passageiro com teste negativo teve o exame repetido, desta vez dando positivo para a covid-19. E nesta quinta-feira, no final da manhã, recebemos do Lacen a confirmação para a nova variante. Os dois encontram-se em total isolamento e sendo monitorados pela SES. Ambos são moradores do Distrito Federal”, complementa Priscilleyne.

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, anunciou que os seis passageiros monitorados pelo Cievs-DF fizeram testes para covid-19. “Os passageiros que estavam no entorno dessas duas pessoas também foram identificados e testados. É um trabalho difícil, mas muito preciso, realizado pelo nosso Cievs”, destacou.

Estão sob acompanhamento os seis passageiros que estavam na fileira da frente, do lado e de trás do avião. Os testes do tipo RT-PCR foram realizados nesta quinta-feira (2) e, neste momento, a investigação é para detectar a presença do coronavírus. Não se trata de mais um sequenciamento genômico.

O secretário fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pelo Lacen. “Gostaria de registrar o profissionalismo da nossa equipe em identificar rapidamente essa nova variante para que a gente não tenha grandes dificuldades em enfrentá-la”.

Enfrentamento da pandemia

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno, ressaltou que as perspectivas de enfrentamento da pandemia seguem rigorosas. Segundo ele, com a entrada de uma nova variante no Distrito Federal, as atenções serão ainda maiores quanto ao enfrentamento do novo vírus.

“O nível de transmissibilidade (RT) no DF está menor que 1, a quantidade de testes PCR positivos em decréscimo. O momento ainda é de incertezas, mas já avançamos muito. Estamos preparados para atender com qualidade a população do DF”.

Hoje, o RT está em 0.79. Na quarta-feira (1º/12) estava em 0.81 e há três dias em 0.82. Observa-se a tendência de decréscimo.

Vacinação

A campanha de vacinação avança na capital federal. Hoje, 88,62% da população vacinável do DF já recebeu a primeira dose. Além disso, 76,84% receberam a segunda dose ou a dose única. Ao todo, a Secretaria de Saúde já aplicou 4.448.530 doses de vacina entre primeira e segunda dose, dose única, reforço ou dose adicional.

O Distrito Federal tem vacinas suficientes para alcançar toda a população elegível à vacinação.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...