19.5 C
Brasília
06 dez 2025 00:53

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Proposta entregue a senadores visa democratizar sistema e garantir representatividade de níveis médios na gestão do conselho

Por Kleber Karpov

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Frente Parlamentar da Enfermagem realizaram uma agenda institucional no Senado Federal, nesta terça-feira (02/Dez), para propor alterações na composição do plenário da autarquia. O grupo apresentou aos senadores a proposta de inclusão de técnicos e auxiliares de enfermagem na instância deliberativa máxima do órgão. O texto busca influenciar o trâmite do Projeto de Lei 4.413/2021.

A comitiva reuniu-se com a relatora da matéria, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), e com o presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Marcelo Castro (MDB-PI). A iniciativa foi construída em parceria com entidades representativas e tem como objetivo ampliar a representatividade das diferentes formações profissionais dentro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Participaram das reuniões o presidente do Cofen, Manoel Neri, conselheiros federais, parlamentares da bancada da enfermagem e representantes sindicais. As delegações também foram recebidas pelos senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Jaime Bagattoli (PL-RO).

Pautas adicionais

Além da reestruturação do plenário, o encontro serviu para discutir outras demandas históricas da categoria. O grupo pautou a Proposta de Emenda à Constituição 19/2024, que estabelece a jornada máxima de 30 horas semanais.

Outro tema de destaque foi a crescente violência contra profissionais de saúde no exercício da função. As lideranças sugeriram a realização de uma audiência pública conjunta entre a Câmara dos Deputados e o Senado para debater mecanismos de proteção aos trabalhadores.

“Levar ao Senado a proposta de inclusão de técnicos e auxiliares no plenário do Cofen representa um avanço democrático e necessário. A Enfermagem é uma profissão plural, e a composição do plenário deve refletir essa realidade. Nosso trabalho é garantir que todas as vozes da categoria sejam ouvidas e consideradas nos espaços de deliberação”, afirmou Manoel Neri.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...

Brasil estreia contra Marrocos na Copa de 2026 e reedita duelo de 98 com a Escócia

Por Kleber Karpov A Seleção Brasileira iniciará a trajetória na...