18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:09

CLDF prioriza hospital do câncer e reforça suporte a pacientes oncológicos e doenças raras

Para Eduardo Pedrosa, construção do Hospital do Câncer e novas unidades para doenças raras e TEA foco do mandato

Por Kleber Karpov

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), durante entrevista ao CB/Poder (11/Nov), indicou a construção do Hospital do Câncer como uma das prioridades do mandato na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O parlamentar detalhou o plano de expansão da rede de saúde especializada para pacientes oncológicos, além de abordar a aceleração de diagnósticos, também, de doenças raras e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Pedrosa ressaltou que a luta contra o câncer afeta toda a família, e que é um objetivo pessoal conseguir tirar o Hospital do Câncer, do papel. O parlamentar indicou que o foco do mandato é dar uma atenção especial às pessoas diagnosticadas com câncer e atuar para que consigam ter acesso ao diagnóstico, em tempo hábil, para fazer o tratamento, dado a dificuldade de acesso ao diagnóstico da doença.

Apesar de haver uma rede de atendimento na saúde pública, o deputado disse que o DF carece de mais estrutura e mais suporte às famílias, o que justifica a construção de uma unidade dedicada. “O Hospital do Câncer seria maravilhoso porque a gente conseguiria vencer uma grande barreira, termos uma unidade só para esse tipo de suporte, que seria algo inovador aqui no Distrito Federal”, destacou Pedrosa.

Situação da rede oncológica

O deputado informou que a rede atual, para tratamentos oncológicos é composta pelos hospitais Regional de Taguatinga (HRT), da Criança  (HCB), além do Base do Distrito Federal (HBDF), este último com vinculação ao governo federal. Para Pedrosa, a estrutura muito aquém do necessário.

“A gente for fazer a conta do rede credenciada de saúde do que que precisaria para a população do Distrito Federal, nós estaremos falando em mais ou menos 10 CACONs/NACONs  [Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACONs)/Núcleo de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia(NACONs)], nós temos quatro. Então a gente ainda está muito longe daquilo que é necessário”, concluiu Pedrosa.

Sobre o Hospital do Câncer, o parlamentar disse que o governo está em uma fase de conclusão dos projetos, com a Secretaria de Saúde junto com a Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil], atualizando os custos. Pedrosa destacou que a obra deve ser uma prioridade. “Nós temos recursos provenientes das emendas, mas nós temos recursos federais, nós temos recursos do próprio tesouro do governo para uma obra importante como essa. Acho que tem que ser prioridade no orçamento”, afirmou Pedrosa.

Infraestrutura especializada

Pedrosa também comentou sobre o Hospital de Doenças Raras, projeto que teve a licitação concluída e deve ter o início das obras no início de 2026. Confrontado sobre eventual prioridade do Hospital de Doenças Raras em detrimento do Hospital do Câncer, o explicou se tratar de demandas com características distintas. “O diagnóstico e o tratamento [para doenças raras] ele é completamente diferente de qualquer outro tipo de suporte, então é necessário que você tenha uma unidade sim de suporte”.

Outra iniciativa de mandato do parlamentar é a construção de Centros de Referência do Autismo no DF. O objetivo é criar uma unidade de atendimento que deve oferecer terapias, melhorando a rede de diagnóstico e laudo para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O nosso foco foi criar uma unidade de atendimento que a gente pudesse trazer as terapias, que a gente pudesse melhorar essa rede de diagnóstico e laudo para que as pessoas pudessem aí receberem aquilo que lhes é justo, até porque se você não tem um laudo você não consegue às vezes acesso nem ao benefício”, disse o deputado.

A primeira unidade do Centro de Referência do Autismo deve ser inaugurada entre 25 e 28 de novembro, na 109 Sul. O plano é construir mais duas unidades até o final do ano nas regiões Sul e Norte de Brasília. Pedrosa adicionou que o objetivo é “garantir para essas mães que às vezes vivem sua pressão psicológica enorme é um acompanhamento psicológico, um acompanhamento jurídico para saber os seus direitos e que os seus filhos consigam ter essa terapia até para que elas possam ter uma vida com mais qualidade”.

Por fim, o deputado afirmou que a questão da saúde pública é fundamental para o governo. “Acho que é um desafio para o governo no ano que vem se organizar nesse sentido para que a gente possa garantir um suporte à nossa população do Distrito Federal e todos os dias aí porque é algo fundamental, né, colocar no lugar das pessoas ter empatia, ter sensibilidade, entender que uma mãe que vai com o filho para a frente do hospital precisa de suporte do cuidado devido”, concluiu Pedrosa.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...