CLDF confirma isenção do ICMS para equipamentos e insumos da saúde

Por Daniela Reis

Nesta terça-feira (8), o Plenário da Câmara Legislativa homologou o Convênio nº 143/2024, que prorroga a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para um rol de equipamentos e insumos utilizados em serviços de saúde. A medida foi encaminhada via projeto de decreto legislativo nº 294/2025, de autoria da Comissão de Orçamento da Casa, após a chancela do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Entre os insumos e equipamentos incluídos no âmbito do acordo, constam rins artificiais, cimento ortopédico, chapas e filmes para raios-X; bem como tipos de sondas, cateteres, próteses, e outros instrumentos típicos do cotidiano de trabalhadores e pacientes da saúde. O projeto teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), enunciado durante a sessão ordinária. Logo em seguida, recebeu aprovação consensual dos 19 deputados presentes, com redação final também acatada pelos parlamentares.

Como o ICMS é um imposto estadual, o governador do DF solicitou — via mensagem encaminhada ao Poder Legislativo — a tramitação da matéria. Com o aval, a isenção fica mantida até 31 de julho de 2025.

Mais cedo, em reunião da CCJ, os deputados ampliaram a lista de medicamentos contra câncer isentos de ICMS. Esse tópico ainda será discutido pelo  conjunto do deputados em futura sessão plenária.

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...