19.5 C
Brasília
05 dez 2025 01:39

Capacitação combate desinformação sobre vacinas de covid-19 e deve reforçar atuação da Atenção Primária da Saúde do DF

Iniciativa fruto de parceria deve treinar 125 profissionais de saúde para recuperar baixa cobertura vacinal infantil

Por Kleber Karpov

O projeto “Covid Combate”, uma iniciativa de capacitação técnica e educativa para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), foi lançado nesta semana (10/Nov) no Distrito Federal. A ação envolveu 125 servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF). O objetivo central é fortalecer as competências dos profissionais na linha de frente para recuperar a baixa cobertura vacinal infantil contra a covid-19. O curso deve criar estratégias eficazes para combater a desinformação sobre a imunização.

O curso é fruto de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a empresa farmacêutica Pfizer. O programa deve ter duração de quatro semanas, ministrado na modalidade semipresencial. A iniciativa busca fortalecer as competências dos trabalhadores da saúde que atendem a população diretamente.

Baixa adesão e risco de óbitos

A médica de família e comunidade Lívia Antunes Mariosi alertou que a vacinação de grupos elegíveis contra o coronavírus nunca esteve tão baixa. Dentre os grupos, estão idosos, gestantes e crianças de seis meses a menos de cinco anos. “Nós temos essa vacina em nosso calendário normal, mas as pessoas não têm procurado as doses”, disse Mariosi.

Segundo Livia Mariosi, de uma meta de 90% de cobertura dos grupos prioritários e especiais do Plano Nacional de Imunizações (PNI), a média alcançada foi de apenas 13%.

A médica de família e comunidade Lívia Mariosi lembra que a cobertura vacinal está baixa: “De uma meta de 90% de cobertura dos grupos prioritários e especiais, segundo o Plano Nacional de Imunizações, tivemos uma abrangência média de 13% apenas” | Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, reforçou que a vacinação contra o coronavírus continua a ser a principal estratégia de prevenção. Ela destacou que a covid foi um dos vírus respiratórios que mais causou mortes neste ano.

Uma das faixas etárias com maior incidência de óbito foi a de crianças até cinco anos, o que se deve à baixa cobertura vacinal do grupo. A gestora Pereira avaliou que, mesmo sem evitar a contração da doença, a imunização serve para evitar o agravamento dos quadros clínicos.

“Essa é a vacina mais estudada da história, é uma vacina supersegura. Para mim, é inconcebível uma criança morrer por uma doença que é prevenível por imunização”, enfatizou Tereza Luiza .

Combate à hesitação e às fake news

O sanitarista Thiago Lavras Trapé, presidente do Ipads, afirmou que a baixa cobertura vacinal pediátrica observada no país impulsionou a criação do curso Covid Combate. Ele destacou que a desinformação é a principal causa da baixa adesão.

“Essa baixa cobertura tem muito a ver com o desenvolvimento de fake news associadas à imunização, o que deve criar uma hesitação às mães em levarem as crianças aos postos de vacina”, observou Trapé. O projeto já foi implementado em 12 cidades, sendo Brasília a 13ª a receber a capacitação.

Durante a capacitação, os profissionais da APS devem conceber diversas estratégias para acolher e educar o usuário dos serviços de saúde sobre a importância e a segurança da vacinação infantil. O treinamento ensina um modelo de “entrevista motivacional”. Esse modelo busca construir vínculos e deve reverter a percepção errada causada pelas fake news.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...