Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal intensifica até 31 de outubro a Campanha de Multivacinação de 2025, com foco em atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos incompletos. A ação, que terá um Dia D em 18 de outubro , visa elevar a cobertura vacinal principalmente contra poliomielite, sarampo e HPV, que estão abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.
Com mais de cem salas de vacinação abastecidas, a campanha busca evitar a reintrodução de doenças já eliminadas no país. “Essas doenças foram eliminadas no Brasil, mas são endêmicas em outras regiões. Por isso, manter essas coberturas vacinais elevadas é fundamental para evitar a reintrodução das enfermidades, sobretudo no contexto de grandes migrações e turismo”, explica o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.
Cobertura vacinal preocupa
Dados da SES-DF, referentes aos quatro primeiros meses de 2025, mostram que a cobertura contra a poliomielite em crianças com menos de 1 ano está em 88,9%, quando a meta é de 95%. O cenário se repete para o sarampo, com 86,6% de cobertura no mesmo público. A campanha também vai em busca de adolescentes e adultos que precisam se proteger do sarampo e de jovens de 9 a 19 anos não imunizados contra o HPV.
Além do trio principal, a ação disponibilizará outros imunizantes cujas metas não foram atingidas no DF, como febre amarela, varicela, DTP, hepatites A e B, meningocócica, pentavalente e pneumo-10V.
Estratégia e Dia D
Para ampliar o alcance, a secretaria planeja uma série de iniciativas. “Entre as iniciativas que o DF irá desenvolver para alcançar os objetivos da campanha estão ações extramuros em escolas, feiras, shoppings e locais de grande circulação, além da ampliação dos horários de funcionamento das salas de vacina, da busca ativa de pessoas não vacinadas e de intervenções em áreas de difícil acesso”, detalha a chefe da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira.
O ponto alto da mobilização será o Dia D, em 18 de outubro, com dezenas de postos em funcionamento em todo o DF. Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento de identidade.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










