18.5 C
Brasília
07 mar 2026 07:16

Banco Central aprova Nelson Souza como novo presidente do BRB

Executivo promete choque de gestão e fortalecimento da governança após aval da autoridade monetária

Por Kleber Karpov

O Banco Central (BC) homologou, nesta quarta-feira (26/Nov), o nome de Nelson Antônio de Souza para a presidência do Banco de Brasília (BRB). A aprovação pela autoridade monetária ocorre após sabatina na Câmara Legislativa (CLDF) e indicação oficial pelo governador Ibaneis Rocha. O gestor assume o cargo com o objetivo de implementar melhorias nos controles internos e garantir a solidez da instituição financeira estatal.

A validação pelo BC sucede o aval político recebido no legislativo local. Os deputados distritais aprovaram a indicação em plenário na tarde de terça-feira (25 de novembro), após análise na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças. O nome foi escolhido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), acionista majoritário, e comunicado ao mercado na semana anterior.

Gestão e prioridades

Com mais de quatro décadas de experiência no setor financeiro, o novo presidente estabeleceu três pilares para a administração: resultados, pessoas e governança. Souza destacou a intenção de promover ajustes administrativos e atuar em cooperação com órgãos de controle para assegurar a transparência das operações.

“Meu compromisso é defender o BRB e trabalhar junto com os mais de cinco mil empregados do Conglomerado BRB para fazer com que a instituição siga sendo forte, sólida e que dê ainda mais orgulho à população de Brasília. Faremos um choque de gestão, em parceria com os órgãos de controle, sempre observando a legislação”, afirmou Nelson Souza.

Trajetória profissional

Paulistano com raízes no Piauí, o executivo possui graduação em Letras e Psicologia, além de MBAs em Consultoria Empresarial e Marketing. A carreira teve início no Banco do Brasil e seguiu na Caixa Econômica Federal, onde ingressou por concurso em 1979. Na estatal federal, ocupou a vice-presidência de Habitação e chegou à presidência em 2018.

O currículo inclui ainda o comando do Banco do Nordeste (BNB), da BrasilCap e da agência de fomento Desenvolve SP. Antes de assumir a missão no BRB, Nelson Souza ocupava a vice-presidência da bandeira de cartões Elo. Ele reforçou que deve priorizar a liquidez e a gestão de riscos na nova função.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...