Por Kleber Karpov
Oficiais de justiça apreenderam, na manhã desta quarta-feira (28/Out), um total de 90 unidades da marca Volvo pertencentes à Auto Viação Marechal nas dependências da empresa no DF. Os veículos, que compõem a Bacia 44, responsável por atender a demandas das de áreas das Regiões Administrativas (RAs) Guará, Ceilândia, P Sul e Taguatinga, foram retirados após ordem judicial, o que acabou por impactar, temporariamente na disponibilidade de transporte coletivo na região. A medida ocorreu enquanto a empresa mantém negociação com a fabricante Volvo para solucionar pendências contratuais.
Os ônibus foram conduzidos para fora da garagem situada no Setor P Sul, próximo ao Terminal Rodoviário, sem que fossem indicadas rotas específicas. Até o momento, apenas a frota da Mercedes‑Benz permanece em operação regular no DF. Ação essa, acompanhada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), acionada para assegurar a segurança da ação e impedir intervenções externas durante o procedimento.
A empresa afirmou que a decisão judicial a pegou de surpresa e que já está adotando as providências necessárias para restabelecer o serviço, ressaltando que as negociações com a Volvo seguem em curso. “Fui surpreendida com essa redução. Estou bem atrasada para chegar ao trabalho. Muitos passageiros saíram daqui e tiveram que ir ao Metrô. Está um caos”, afirmou Monalisa Moraes, auxiliar de limpeza de 41 anos.
O caso foi acompanhado pelo portal Metrópoles que registrou o momento em que os ônibus foram retirados de uma das garagerns da empresa.
Motoristas e cobradores que estavam escalados para o turno matutino relataram que a empresa não forneceu explicações sobre a retirada dos veículos, gerando insegurança entre os profissionais.
Com a diminuição da frota, passageiros nas áreas atendidas pela linha 44 ficaram sem opções de ônibus, sendo obrigados a buscar alternativas como o metrô ou outros meios de transporte, o que provocou congestionamento nas estações próximas.
Por volta das 7h, parte dos motoristas e cobradores recebeu autorização para retornar às suas residências, mas a normalização completa do serviço ainda depende da resolução judicial e das tratativas entre a Marechal e a Volvo.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;














