Por Kleber Karpov
Os técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizaram 34.393 votos nas urnas eletrônicas após as 17h no domingo (25/Out), durante o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. O volume equivale a 0,027% do total depositado pelos eleitores ao longo do dia de votação em todo o território nacional. O atendimento superou o horário previsto inicialmente devido a uma decisão judicial que estendeu o prazo até as 19h para seções ainda abertas.
De acordo com os magistrados da Corte Eleitoral, os sistemas computaram 32.399 votos entre as 17h e as 18h, além de 1.981 registros das 18h às 19h e 13 ocorrências após as 19h. Do total de mais de 473 mil equipamentos distribuídos pelo país, 24.268 urnas permaneceram em funcionamento depois das 17h10.
Os servidores da Justiça Eleitoral consideram esse limite de dez minutos adicionais pelo tempo necessário para a emissão do boletim de urna quando o último voto ocorre às 17h. As regras do pleito também determinam a manutenção do atendimento nas seções enquanto houver fila de cidadãos que chegaram dentro do prazo regular.
No recorte por unidades da Federação, os eleitores de São Paulo concentraram a maior quantidade de seções abertas após as 17h10 e somaram 2.496 votos no período estendido. Na sequência do levantamento aparecem os estados do Rio de Janeiro, com 2.349 registros; da Bahia, com 1.656; e de Pernambuco, onde 577 pessoas votaram depois das 17h.
Decisão judicial e reação ao resultado
Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a ampliação do horário no domingo (25 de outubro) após analisar requerimentos apresentados pelos coordenadores das campanhas dos candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). Como o despacho ocorreu poucos minutos após as 17h, a medida alcançou apenas os locais de votação que ainda não haviam encerrado os trabalhos.
Os representantes da coligação de Lula solicitaram o adiamento em âmbito nacional com base em relatos de problemas de mobilidade urbana em diferentes municípios, com destaque para Salvador e São Paulo. Por outro lado, os advogados de Flávio Bolsonaro requereram mais tempo de funcionamento nas seções de cidades paulistas, mineiras, catarinenses e gaúchas em razão de fortes chuvas que dificultaram o deslocamento do eleitorado.
Após a conclusão da apuração, que confirmou a vitória de Lula com uma vantagem superior a 4,4 milhões de votos, o candidato Flávio Bolsonaro utilizou a prorrogação do prazo como argumento para declarar que não reconhece o resultado das urnas.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;















