Por Kleber Karpov
A campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos foi prorrogada até o dia 31 de dezembro em todo o país. A medida visa alcançar indivíduos que não se imunizaram na faixa etária padrão ou que não possuem comprovação vacinal, com o objetivo de ampliar a proteção contra doenças graves associadas ao vírus. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em outros postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem pode se vacinar
A estratégia de resgate amplia temporariamente o público-alvo da imunização. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, a aplicação da vacina contra o HPV é rotineiramente indicada para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos. A prorrogação até o final do ano garante uma nova oportunidade para que o grupo de 15 a 19 anos que não recebeu o imunizante possa se proteger.
Além desses grupos, a vacina também está disponível para populações específicas, como pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e pessoas com papilomatose respiratória recorrente. Os cidadãos podem verificar sua situação vacinal por meio do aplicativo Meu SUS Digital.
Prevenção e riscos
O papilomavírus humano é uma infecção sexualmente transmissível que afeta pele e mucosas, estando entre as mais comuns no mundo. Existem mais de 200 tipos do vírus, sendo que alguns podem provocar verrugas anogenitais, enquanto outros estão associados a diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A imunização é considerada a principal forma de prevenção contra as doenças causadas pelo HPV. O método é complementado pelo uso de preservativos, que reduzem o risco de transmissão. O tratamento para a infecção por HPV é ofertado pelo SUS e requer avaliação de um profissional de saúde para a definição da conduta mais segura e eficaz.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.









